JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Podemos ganha representação com filiação de Cid Gomes
03/10/23 0:00

Parece inacreditável, mas é verdade: os irmãos Ciro e Cid Gomes romperam e, hoje, são não apenas adversários. Devem ser tratados como inimigos políticos no Ceará. A destituição de Cid Gomes da direção estadual do PDT cearense foi avalizada pelo presidente nacional, ministro Carlos Lupi, e por Ciro Gomes. André Figueiredo a pôs em prática. E fez a destituição com agilidade e sem margens para Cid Gomes reclamar ou tentar uma virada de mesa. Ficou isolado. Sem espaços no PDT, Cid Gomes está sendo convencido, por aliados, que só restou a ele uma alternativa: se filiar ao Podemos, e assumir a presidência regional no Ceará. Não há outro caminho partidário para Cid Gomes seguir. Quanto ao espólio de prefeitos do PDT, o governador Elmano de Freitas e o ministro Camilo Santana vão apontar a solução: os prefeitos pedetistas deverão se dividir e vão se filiar ou ao PT, com aval do líder José Guimarães ou ao PSB, onde serão bem recebidos pelo presidente estadual Eudoro Santana. É provável que apenas o prefeito Ivo Gomes, de Sobral, siga ao irmão Cid, no ingresso ao Podemos. Outra dúvida é se a prefeita de Brejo Santo, devido à lealdade do deputado Guilherme Landim, Gislaine Landim, também não decida se filiar ao Podemos. O restante dos prefeitos estão definindo seus rumos partidários no Abolição. Cid Gomes apequenou-se. E sua reeleição, hoje com apoio de Elmano e Camilo, não é uma certeza. 

Cid surpreendeu-se com afastamento do cargo

O senador Cid Gomes tomou um susto com a reação do presidente nacional do PDT, André Figueiredo, de destituí-lo do cargo de presidente estadual do partido no Ceará. André Figueiredo não deu tempo para Cid Gomes reagir. Foi afastado, e André Figueiredo reassumiu a presidência. Cid Gomes recebeu a solidariedade do presidente da Assembleia, Evandro Leitão, do líder do governo Elmano, Romeu Aldigueri, e do líder do PT, De Assis Diniz. Pouco apoio. Cid Gomes resolveu desafiar André Figueiredo e manter a reunião da executiva, apesar de estar defenestrado. Explicou que “vou me reunir com os companheiros para seguir o projeto de pacificar o partido. Vejo a decisão da direção nacional como um gesto para um acordo", explicou, porém Cid não convenceu ninguém com essa declaração. Em sua defesa, Cid informou, ainda, que fez "em dois meses o que não foi feito em quatro anos. Conversei com todos os prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e lideranças em todo o Ceará". A destituição do senador da presidência estadual foi um baque. Cid continua tonto.

Debandada do PDT após Cid ser afastado

O PDT corre o risco de desaparecer no Cariri. A promessa é, por enquanto, uma ameaça dos aliados do presidente afastado, Cid Gomes. Guilherme Landim lidera esse movimento para esvaziar o PDT no sul do Ceará. Evandro Leitão foi outro que se manifestou: não poupou nos ataques ao presidente nacional André Figueiredo, a Ciro Gomes e ao prefeito José Sarto, sem citar os nomes: “Cid Gomes, é mais uma vítima da insensatez e da arbitrariedade que vêm dominando o comando do PDT nos últimos meses. Lamentável que um partido com tanta história em defesa da democracia seja usado pelo capricho de um pequeno grupo”. Já o líder Romeu Aldigueri foi além: “Senador Cid Gomes foi retirado do lugar onde tentava construir o diálogo, a unificação partidária, apaziguar ânimos e fazer avançar o projeto de estado sonhado por várias gerações. Importante ressaltar que o pensamento de fortalecer a unidade partidária liderada pelo Senador Cid Gomes representa aproximadamente 80% dos membros do Diretório.” Indiferente a essas manifestações, o PDT nacional e estadual não recuará na decisão de manter Cid Gomes fora do comando partidário. E não lamentara se Cid Gomes resolver sair, podendo levar seus prefeitos aliados. Deputados ficarão até 2026.

Giovanni detona Guimarães por pressão a Fernando

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, não ficou nada satisfeito com a posição do deputado federal José Guimarães, sobre o nome que deve representar a base aliada no Município. Giovanni faz a leitura, bem diferente da maioria, de que as afirmações de Guimarães de que o candidato ou será Fernando Santana ou Guimarães, além de desrespeitar outros nomes como ele, pressiona Fernando Santana sobre uma decisão que ainda é cedo para ser tomada. Giovanni foi mais longe e propôs um repúdio dos outros nomes como Arnon Bezerra, Davi, Nelinho e Yury, sobre essa posição. Não surtiu efeito. Não ganhou nenhuma adesão. Giovanni foi o primeiro a assumir a sua pré-candidatura e garante que só tira o nome depois de uma conversa com Camilo Santana. E não quer conversa com Guimarães. Abriu uma fissura na base aliada.

Fernando Santana sem uma decisão em 2023

Pressionado por alas petistas, a partir das afirmações do deputado federal José Guimarães, o deputado estadual Fernando Santana descartou qualquer possibilidade de assumir uma candidatura à sucessão do prefeito Glêdson Bezerra ainda em 2023. Fernando Santana avalia que ainda é muito cedo. Sustenta que uma decisão virá no momento oportuno, após muita discussão e a anuência das lideranças petistas no Cariri, como o ministro Camilo Santana. Fernando Santana só garante uma coisa: não estará no palanque do prefeito Glêdson Bezerra. Para parte da base camilista no Cariri, Guimarães tem jogado muita pressão sobre Fernando Santana, mesmo sabendo que a decisão não acontecerá agora. Esse comportamento de Guimarães tem sido visto como uma tentativa de queimar o nome de Fernando Santana. Ciente dessas jogadas eleitorais, Fernando Santana tem respondido que, caso Guimarães queira ser candidato a prefeito de Juazeiro, será bem-vindo por ser um grande quadro.

José Guimarães pede calma a Pedro Lobo

A disputa pela indicação da base governista no Crato começa a envolver partidos desta mesma base. O presidente do diretório municipal do PCdoB em Crato, Samuel Siebra, anunciou que depois de várias discussões internas, o partido resolveu fazer a defesa do nome do vereador petista Pedro Lobo para a disputa de 2024. O PCdoB é um dos partidos da Federação, onde estão PT e PV. Samuel aponta em Pedro Lobo, qualidades como representatividade nos anseios progressistas e de esquerda. Apesar desse discurso, Samuel sabe que esses não são critérios para a escolha. A definição passará, necessariamente, pelo ministro Camilo Santana e pelo prefeito Zé Ailton Brasil. Na visita ao Crato, o deputado José Guimarães conversou com Pedro Lobo e já deu o ultimato: pare de tensionar, recue e espere a decisão. Pedro Lobo demonstrou ter entendido. Zé Ailton tem acompanhado a movimentação. Sem se envolver em conflitos.

Disse me disse…

A novidade em Juazeiro é a vontade do ex-prefeito Manoel Salviano em se filiar ao PSB de Eudoro Santana. O convite já foi feito.

Salviano ainda nega publicamente, mas sonha mesmo disputar novamente à prefeitura de Juazeiro. Salviano cita como exemplo o presidente Lula com 77 anos, para defender sua candidatura.

No Crato, quem tenta surpreender articulando por cima é o professor Inácio. Ele tenta se viabilizar para a disputa pelo PSB.

Inácio, que é primo do Lula, acredita que a cúpula do partido, residente em Recife, tenha força para convencer Camilo Santana e a base cratense. Acorda Inácio.

Pedro Lobo dialoga com o jurídico do PT para não aceitar as novas filiações. Pedro Lobo foi mantido no comando do partido.

Vice-prefeito do Crato, André Barreto, pediu desfiliação do PDT, e agora trabalha para se filiar ao PT.

Há resistências a filiação de André Barreto ao PT. Pedro Lobo se opõe e promete barrá-la, de qualquer jeito.

Desculpe a ignorância, os deputados federais e estaduais do PDT toparão enfrentar o Diretório Nacional e deixarem o partido, mesmo sem carta de anuência?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE