PF deflagra operação contra desmatamento ilegal na Chapada do Araripe
Locais suspeitos de desmatamento ilegal foram alvos da operação
Foto: Polícia Federal
Robson Roque
08/10/25 16:49

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (8), a Operação Woodtrack, com o objetivo de combater crimes ambientais nos municípios de Crato, Barbalha, Brejo Santo e Araripe, na região do Cariri. A ação foi realizada em conjunto com o Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), com foco na repressão a infrações dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe e em outras unidades federais de conservação no Ceará.

Durante a operação, os agentes cumpriram oito mandados de busca e apreensão em locais suspeitos de desmatamento ilegal, além de serrarias e madeireiras com histórico de autuações ambientais. Também foram realizadas inspeções em áreas sob suspeita de invasão de terras da União para ocupação irregular.

As diligências resultaram em autuações, apreensão de madeira e embargo de atividades irregulares. Os investigados poderão responder por crimes como desmatamento ilegal, dano a unidades de conservação, depósito e comercialização de madeira sem licença, além de funcionamento irregular de atividades poluidoras e invasão de terras públicas.

Segundo a Polícia Federal, o objetivo da operação é reforçar o combate aos danos ambientais e à exploração ilegal de recursos naturais na região da Chapada do Araripe, uma das áreas de maior relevância ecológica do Nordeste.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE