Pesquisadores de diferentes países visitam Museu de Paleontologia
Troca de conhecimento reforça a relevância da Bacia do Araripe e do Museu
Foto: Reprodução/ Redes sociais
Joaquim Júnior
09/11/25 9:00

Em passagem pelo Cariri, pesquisadores do Museu Nacional do Rio de Janeiro, da Austrália e da China realizaram visita técnica no Museu de Paleontologia Plácido Cidades Nuvens (MPPCN), da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Santana do Cariri. Conforme divulgado pela instituição, a troca de conhecimento reforça a relevância da Bacia do Araripe e do MPPCN para a paleontologia mundial, reconhecidos pela excepcional qualidade de preservação dos fósseis e pelo valor único para a pesquisa científica.

No mês de outubro, o Museu recebeu dois novos equipamentos voltado a fortalecer as pesquisas paleontológicas da instituição: um Estereomicroscópio Zeiss Discovery V12 motorizado, equipado com sistema de imagem, câmara clara e fluorescência, e um Zeiss V8 com sistema de imagem.

“Esses instrumentos de alta tecnologia permitem observar fósseis com extrema precisão, capturar imagens em alta resolução e revelar detalhes invisíveis a olho nu, como estruturas internas e tecidos excepcionalmente preservados um avanço significativo para os estudos científicos realizados na região”, apresentou o MPPCN. A aquisição foi viabilizada por meio de investimento da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE), através do Programa Promotec 2.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE