Jornal do Cariri
Pesquisa retrata disputa bem acirrada

A primeira pesquisa oficial do Instituto Paraná, divulgada com exclusividade pelo portal CN7 e pela Plus FM, mostra uma sucessão cearense muito embolada. No primeiro cenário, com a governadora Izolda Cela enfrentando Capitão Wagner, os números traduzem o favoritismo de Wagner: 46,5% versus 25,4%. Contudo, esse índice de Izolda surpreendeu a todos, principalmente os irmãos Ciro e Cid Gomes, que não imaginavam que antes de maio terminar, Izolda já estivesse empatada tecnicamente com Roberto Cláudio. No embate direto com Roberto Claúdio, Wagner obtém 43,8% contra 29,8%. Não há uma diferença expressiva que justifique os FG a rifarem à reeleição da governadora Izolda Cela.

Cid e Camilo disputam Evandro Leitão 
O senador Cid Gomes transferiu seu escritório político para a sala da presidência da Assembleia Legislativa. A percepção é dos servidores do Legislativo, após o constante vai e vem de políticos. As reuniões com prefeitos e lideranças do interior teriam o objetivo de comprometer o presidente Evandro Leitão, com o rumo eleitoral do PDT. Nos encontros, Cid promete o céu, mas evita falar sobre eleições. O papel de responder sobre quem será o nome do PDT fica com Evandro, sem a presença de Cid. Tem prefeito que sai sem entender nada, ao ver Evandro dizer que não sabe quem é o favorito. Hora com Cid, hora com o ex-governador Camilo Santana em agendas externas.

Izolda tenta se manter na briga
Os movimentos políticos de Camilo e Cid tiveram resposta da governadora Izolda Cela. Orientada pelo prefeito de Sobral, Ivo Gomes, Izolda começou a receber os deputados estaduais, que foram incentivados a trazer seus prefeitos para a conversa. Essa decisão, é apenas um gesto de governo que quer ouvir as demandas do interior do Ceará. Contudo, Izolda está confiante que essas reuniões a fortaleçam politicamente. Os encontros começaram por Antônio Granja e Guilherme Landim, que levaram seus prefeitos para ouvir o compromisso de Izolda com seus municípios. Outros deputados já estão agendados para esta semana, com seus respectivos prefeitos.

Confusão na Câmara de Juazeiro
A suspensão das eleições da Mesa Diretora da Câmara de Juazeiro do Norte tem provocado muitos atritos entre os vereadores dos diversos grupos. As eleições não têm uma data certa para acontecerem. O envolvimento do Poder Judiciário gera incertezas quanto à data que ocorrerá à sucessão no Legislativo. Hoje, há três candidatos: o presidente da Câmara, Bilinha, a vereadora Yanne Brena e o candidato do prefeito Glêdson Bezerra, Fábio do Gás. Bilinha tem compromisso de apoiar à candidatura de Yanne, e é suspeito de ter criado esses imbróglios com supostas fraudes em documentos da Câmara juazeirense.

Camilo não tem adversário
Camilo Santana surfa na pesquisa do Instituto Paraná. Nos dois cenários, ultrapassa os 66%. Um dos nomes que melhor pontua, Marcelo Mendes, tem 3% e o outro é o ex-deputado Raimundo Matos, com 2,8%. Só há riscos à candidatura de Camilo, se a manobra de Ciro Gomes for levada adiante. Ciro teria proposto ao PSDB nacional, que o partido abandone João Doria e indique Eduardo Leite como vice em sua chapa. Como contrapartida, Tasso Jereissati poderia disputar à reeleição com o apoio dos FG. Outra situação que deixa Camilo desconfortável e tendo que se mobilizar, é se o PDT lançar mesmo Roberto Cláudio, porque nesse caso, o PT romperá para lançar um nome próprio.

Camilo está arrependido de ter saído
O movimento político de Ciro Gomes de detonar o PT e impor à candidatura de Roberto Cláudio ao Governo do Ceará deixou Camilo Santana muito desgostoso. E arrependido de ter deixado o Abolição. O motivo é simples: antes de sua renúncia ao cargo, em 02 de abril, Camilo se reuniu com Ciro e Cid Gomes. No encontro ficou tudo acertado que a candidata do PDT seria a governadora Izolda Cela. Agora, com Ciro atropelando o PT e de quebra Camilo Santana, para impor o nome de Roberto Cláudio, o cenário eleitoral na sucessão cearense é de muita indefinição. Mas, há uma convicção: nem o PT nem Camilo recuarão para engolir a opção dos FG por Roberto Cláudio.

Disse me disse…
Depois de estourar a avaliação interna de que poderia disputar a reeleição à Assembleia, o deputado Nelinho Freitas resolveu voltar atrás.
 
Nelinho garantiu a esta coluna que para perder ou ganhar, vai ser candidato a federal. Aposta que Eunício vai estourar de voto ou se tornar ministro.
 
O avanço do vereador Lucas Brasil, pré-candidato a deputado estadual, na Câmara de Crato teve uma forte reação de aliados do prefeito Zé Ailton.
 
Cobrado a estancar o crescimento, Zé Ailton entrou em cena e garante que Fernando Santana, seu candidato, terá forte apoio da sua base na Câmara de Vereadores.
 
O ex-governador Camilo Santana postou nas redes sociais sua presença no lançamento da candidatura de Lula, ao lado do deputado José Guimarães.
 
Desculpe a ignorância, e aí, quando a Idab será expulsa da administração do Hospital São Lucas e da UPA Limoeiro?
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ