Jornal do Cariri
Período junino já esquenta turismo caririense
Festa de Santo Antônio e Juaforró são alguns dos eventos esperados
Foto: Josimar Segundo
Joaquim Júnior
23/04/24 8:30

Considerado um dos principais equipamentos que funcionam como porta de entrada à região do Cariri, o Aeroporto de Juazeiro do Norte contabilizou 119.092 passageiros nos três primeiros meses de 2024. O número representa aumento de 3,8%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. A depender das festividades juninas no Cariri, o crescimento tende a continuar. Os municípios já se preparam para o período, marcado por festivais de quadrilhas, festas e comemorações.

Em Barbalha, segundo Neto Sobral - coordenador de Turismo da Secretaria de Turismo, a Prefeitura já começou a organizar os preparativos para os festejos juninos. “O evento mais esperado do ano é a Festa de Santo Antônio de Barbalha, com o tradicional carregamento do Pau da Bandeira”, afirma, ao dizer que dois equipamentos serão inaugurados em breve: a nova rodoviária municipal e o parque de eventos da cidade, que está passando por uma nova requalificação.

Como aponta Neto Sobral, as expectativas para o período junino são grandes. Somente para a Festa de Santo Antônio de Barbalha, conhecida como Festa do Pau da Bandeira e reconhecida Patrimônio Cultural Brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), são esperadas cerca de 300 mil pessoas.

O secretário de Turismo de Juazeiro do Norte, Renato Wilamis, destaca que o período junino deve movimentar todo o Cariri, já que os municípios realizam eventos grandiosos. Em Juazeiro, a expectativa para o Juaforró é das melhores. A festa, marcada por shows e festivais de quadrilha, é realizada após a de Barbalha e antes do aniversário de Crato e da Expocrato, comemorados em junho e julho, respectivamente.

“A cidade de Juazeiro do Norte, como polo hoteleiro de toda essa região, costuma, durante essas festividades, ter de 95% a 100% de sua lotação”, menciona, ao dizer que o Município se prepara para as festividades, que incluem também a Vaquejada, realizada dias antes da Expocrato. “Aguardamos esse momento com muita expectativa porque, durante essas festividades, é um momento em que o ‘produto região do Cariri’ é vendido de uma forma bem mais ampla, onde as pessoas que vêm à região podem fazer todo esse circuito junino passando pelas principais cidades”, finaliza.

Apoio da Setur

Para incentivar ainda mais o turismo junino, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), desenvolveu um hotsite que destaca do Cariri. Os atrativos da região são apresentados junto aos de outras regiões do estado, em iniciativa que apresenta pacotes turísticos voltados àquelas pessoas que busquem conhecer o Ceará no período.

A ação, segundo a Setur, é uma iniciativa inédita e faz parte do projeto “São João do Nordeste é Azul”, da Azul Viagens, operadora de turismo da Azul Linhas Aéreas. “A cultura junina está em nosso DNA. Temos uma diversidade de festejos no interior que são capazes de encantar o Brasil, por isso decidimos apostar nesse segmento e atuar para atrair mais turistas durante o período”, destaca Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ