Jornal do Cariri
Perdendo a base
19/10/21 0:00

O prefeito de Aurora, Marcone Tavares, está recebendo recados da sua base na Câmara. Pelo menos, dois dos vereadores da base cogitam deixar o prefeito. A insatisfação estaria sendo motivada pelo distanciamento do gestor e os super poderes da primeira-dama Edna Tavares. Ela comanda as duas principais secretarias – Saúde e Educação – e não atende aos parlamentares. O prefeito já foi avisado da insatisfação e, até agora, não procurou os parlamentares para resolver o problema. Edna enfrenta denúncias de duplicidade salarial, já enviadas ao Ministério Público. Um dos recados ao prefeito Marcone foi na sessão que aprovou as contas do ex-prefeito Adailton Macedo, dia 21 de agosto. Dos cinco votos do PSD, partido de Marcone, apenas dois foram contra. As contas foram aprovadas com cinco votos favoráveis, três contra e duas abstenções. As abstenções foram da base e o outro votou favorável. O alerta está ligado.

Mais uma berlinda

O prefeito de Aurora, Marcone Tavares, parece não se cansar de cometer erros. Depois de ser flagrado autorizando o uso de máquinas do PAC em empreendimento particulares, está sendo acionado pelo Ministério Público para refazer a pintura dos prédios públicos do Município. Entre as primeiras ações do seu governo, Marcone mandou pintar os equipamentos públicos de “amarelo”, cores da sua campanha. Acionado pela promotoria, o prefeito tentou argumentar que a cor faz parte da bandeira de Aurora, mas não convenceu. Agora, terá que refazer a pintura, sob pena de responder por crime de improbidade administrativa. Na Câmara, a oposição promete cobrar, na justiça, o ressarcimento do dinheiro gasto com a pintura irregular. Os quatro vereadores opositores já disseram: se não encontrar respaldo entre os colegas, recorrerão à Justiça.

Eleição marcada

Apesar de manter recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prefeito afastado de Barro, Marquinélio Tavares (PSD), terá que jogar a toalha. O Tribunal Regional Eleitoral decidiu, no dia 14, que as eleições suplementares para prefeito e vice serão no próximo dia o5 de dezembro. Os eleitores de Barro já se preparam para voltar às urnas. O tribunal cassou os mandatos de Marquinélio e do seu vice, José Vanderval, também do PSD, por abuso de poder econômico e fraude em contratações de servidores temporários, durante a campanha de 2020. Na base do prefeito cassado, a favorita para a disputa é a prefeita interina Vanda Pereira, eleita vereadora e presidente da Câmara recentemente. Na oposição, a expectativa é pela permanência do nome de George Feitosa (MDB), candidato derrotado em 2020, por uma diferença de cerca de 50 votos. O entusiasmo é grande!

Violência desnecessária

Um vídeo com denúncias de agressão física por parte do prefeito de Tarrafas, Taiano Martins, viralizou nas redes sociais e gerou matérias em blogs e sites do Ceará. No vídeo, uma mulher identificada como Micaela, aponta agressões e mostra sinais de espancamento, segundo ela, feitos pelo prefeito e a primeira-dama Paloma, além de correligionários. Tudo teria acontecido em um bar, onde era comemorado o aniversário de Taiano. A confusão teria começado com a agressão ao marido de Micaela, pelo próprio prefeito. Micaela não fala em divergências políticas e garante que o prefeito não tinha motivo. O prefeito não se manifestou sobre o fato e publicou nas redes sociais apenas agradecimentos pelas felicitações sobre a passagem do aniversário. Micaela não fala em registrar Boletim de Ocorrência, mas pede ajuda. Prefeito e o grupo estariam alcoolizados.

Ladeira abaixo

Demonstrando total desorientação administrativa e política, o prefeito de Potengi, Edson Veriato, do Psol, procurou o deputado federal Idilvan Alencar, do PDT. Veriato quer que Idilvan indique um novo secretário de Educação e ajude a atrair recursos para a pasta. Tudo motivado pela saída do secretário Raimundo Nergino, que escancarou as deficiências da gestão. O ex-secretário teria dito que Veriato não tem compromisso com a Educação e nem com cidade. Nas redes sociais, são muitas as lembranças da época que o prefeito era oposição e criticava os gestores que traziam nomes de fora para gerir as secretarias. Ou seja, Veriato prova do próprio veneno. Há pouco tempo, o prefeito recorreu a lideranças do Estado, como o deputado estadual Fernando Santana, do PT, para ajudar a atrair obras ao Município. Até agora, Veriato só conseguiu inaugurar duas lombadas.

Mostrando força

Depois do Crajubar, a maior repercussão da passagem do pré-candidato ao Governo do Estado, Capitão Wagner, foi em Aurora. Wagner foi recepcionado pelo ex-prefeito Adailton Macedo e os vereadores Aderlânio Macedo e Tânia Macedo. Adailton lidera o grupo que governou o Município por mais de uma década e, hoje, faz oposição ao prefeito Marcone Tavares. Na cidade, Wagner participou de evento em um buffet, com grande participação popular, e carreata pelas ruas. Adailto mostra força, mas tudo pode a ir por água abaixo, caso o ex-senador Eunício Oliveira decida disputar o Governo do Estado. Adailton é do MDB, liderado no Ceará por Eunício. Apesar da possibilidade, o grupo de Adailton se diz tranqüilo. Acredita que, independente do nome que lidere a oposição, Capitão e Eunício estarão juntos, nem que seja no segundo turno.

Enquanto isso...

... Na passagem pelo Cariri, o pré-candidato ao Governo do Ceará, Capitão Wagner, teve importantes adesões e orientou lideranças do seu partido sobre a eleição estadual. Em Farias Brito, por exemplo, o partido de Wagner faz base ao prefeito Deda Pereira, mas reafirmou o voto na oposição para a eleição estadual.

... O bom evento na Câmara teve à frente o Pros local. Sua principal liderança, Marcos Leite, é ex-candidato a vereador, mas o partido não elegeu ninguém. Outro saldo positivo foi a adesão de apoiadores da base, como os articuladores da comunicação do prefeito. Não é demais lembrar que Deda apoiará o candidato do PDT, mas foi preterido por Camilo

... No município de Assaré, o partido sequer disputou as eleições municipais. Claro, teve uma boa recepção, anunciou um período de reconstrução, recebeu apoio da ex-vereadora Marias das Dores e do grupo Direita de Assaré, além da presença do deputado estadual Soldado Noelio. Mas, a base de oposição no Município não compareceu. ... Em Tarrafas, a passarem foi mais animadora. Wagner foi recebido pelo ex-prefeito Terto e o ex-vice-prefeito Cícero Palácio. Nunca é demais lembrar que Palácio teve apenas 17 votos. Claro, por ter desistido para apoiar o candidato da oposição Eronildes, que perdeu. Apesar da derrota, o grupo tem forte liderança. O detalhe é que Cícero Palácio é do PT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ