Jornal do Cariri
Pequim Roriz fecha com PV e enfraquece oposição em Jardim
Confira a Coluna Chapada, escrita por Madson Vagner
25/06/24 0:00

A expectativa para a adesão do ex-vereador Pequim Roriz à pré-candidatura de Clea Luz (PDT), gerada com o anúncio da vereadora Dra. Lilliana, como vice da chapa oposicionista, acabou não se confirmando. Pequim foi para o PV e já anunciou a pré-candidatura da mulher, Andreia Roriz, na disputa por uma cadeira na Câmara. O PV integra federação com PCdoB e PT, bases do prefeito Aniziário Costa (PT). Pequim tinha anunciado que não votaria em candidato apontado por Aniziário, mas tem no ex-prefeito Fernando Luz (PDT), líder da oposição, seu maior adversário político. Para Pequim, um cenário muito desfavorável; uma encruzilhada. Apesar de aderir à base de Aniziário, a avaliação é que o ex-vereador não apareça na campanha do médico Antônio Coutinho (PT), apontado por Aniziário. Terá como preocupação apenas a manutenção da sua cadeira no Legislativo. A filiação de Andreia e Pequim aconteceu em Fortaleza e foi abonada pelo presidente estadual do PV, Marcelo Silva.

Abraão se fortalece na disputa de Milagres
O racha no grupo de situação em Milagres acabou potencializando a pré-candidatura de Abraão Sampaio, líder da oposição. A base aliada sabe, através de pesquisas internas, que a crise entre o PT e o prefeito Cícero Figueiredo, pode ter comprometido a permanência no poder. Com a base dividida entre João Henrique (PT), apoiado pela cúpula petista, e o vice-prefeito Anderson Eugênio (MDB), apoiado por Figueiredo, Abraão melhorou ainda mais seu desempenho nas pesquisas. Por fora, corre a ex-primeira-dama Elisangela Crisóstomo, pivô do racha, mas que não consegue agregar lideranças a sua pré-campanha. Em resumo, Abraão avança como principal nome para ser o próximo prefeito de Milagres.

MDB lança nome para a disputa de Salitre
A base aliada do governo estadual, em Salitre, continuará rachada na eleição deste ano. No dia 19, ao lado do deputado estadual Danniel Oliveira (MDB), o ex-prefeito Agenor Ribeiro lançou Eliane como pré-candidata a prefeita pelo MDB. O anúncio coloca um ponto final nas articulações para unir Agenor e o ex-prefeito Rondilson Ribeiro (PT). Teoricamente, a divisão favorece a reeleição do prefeito Dodó de Neoclides. Mas o que era ruim, pode piorar. Dodó conta com o apoio do PV e do PCdoB, partidos que fazem federação com o PT, construindo maioria contra a pré-candidatura petista. Na base de Rondilson é dado como certo a saída de PV e PCdoB da base de Dodó, através de intervenção estadual.

Caririaçu terá terceira via com Rede e PSOL
Os pré-candidatos Acácio Leite (PDT) e Adriana Calixto (PSD) não estarão sozinhos na disputa pela prefeitura de Caririaçu deste ano. Psol e Rede Sustentabilidade devem apresentar uma chapa, assumindo a ‘terceira via’ da disputa. A chapa terá Célio Mendonça (Psol), pré-candidato a prefeito, e Sandra Feitosa (Rede) na vice. Articulador dos partidos, Raimundo Leite deixa clara a posição contraria a polarização entre o prefeito Edmilson Leite (PDT), que apoia Acácio, e o ex-prefeito João Marcos (MDB), que apoia Adriana. Em 2020, as candidaturas de Kassyana Feitosa (PL) e Bosco Machado (PCdoB) tentaram romper a polarização, mas não foram muito de além de 2% dos votos. O desafio continua!

Enquanto isso...
Ainda em Jardim, o prefeito Aniziário Costa (PT) teve as contas desaprovadas pela Câmara. O prefeito teve sete dos 11 votos dos vereadores, quando eram necessários oito, ou dois terços.

As contas chegaram à Câmara desaprovada pelo Tribunal de Contas, por ultrapassar os 54% com folha, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. O prefeito garante: só baixa se demitir concursados. Dá pra resolver?

Diante de tantas denúncias e tensões judiciais, por enfrentamentos com sindicatos, a prefeita de Jati, Monica Mariano (PT), tem motivos para comemorar. O Município é 1º lugar no Prémio Band Cidades.

Jati foi considerada a melhor experiência de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública para cidades com até 30 mil habitantes no Ceará. A premiação foi no dia 18 e Mônica dedicou à população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ