Pedido de impugnação em Salitre
Foto: Aprece.
27/08/24 0:00

Em Salitre, a chapa liderada por Rondilson Alencar (PT) é alvo de um pedido de impugnação. Divergências internas entre PT e PCdoB resultaram na escolha de duas candidaturas pela federação PT, PCdoB e PV. De acordo com o jurídico, o motivo principal foi a imposição da candidatura de Rondilson pela federação estadual, no dia 3 de agosto, por meio de uma convenção online, quando o grupo municipal já havia escolhido dois nomes, em evento no dia 2. Neste caso, filiados e representantes do diretório municipal votaram. As divergências entre as siglas de esquerda no município são antigas. PT e PCdoB já protagonizaram outros embates em pleitos passados. O candidato Rondilson não respondeu à coluna.

Campanhas

Campanhas eleitorais ganham força no Cariri. Caminhadas, inaugurações de comitês, adesivaços, visitas às localidades e bandeiraços são algumas das ações que se intensificaram no último final de semana. Juntos, os 29 municípios caririenses possuem cerca de 65 candidatos ao Executivo Municipal.

Farias Brito

Em Farias Brito, um eleitor denunciou suposta agressão por parte do vereador Sassá da Serra (PT) e do companheiro da candidata a vice-prefeita Raquel Acássia (PSB), Osmânio Pereira. Os dois negaram as acusações. Osmânio rebate e diz que o eleitor já o ameaçou em áudios que circulam em redes sociais.

Expobrejo

A Expobrejo foi encerrada neste domingo (25). O evento iniciou no último dia 17, tendo como um dos pontos altos da programação a grande cavalgada pelas ruas da cidade. A Expobrejo contou, também, com shows musicais, além de barracas com diversidade de comidas.

Legenda

Apesar de ter perdido força política no Ceará, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) conta com quatro candidaturas no Cariri. Crato, Barbalha, Milagres e Granjeiro são os municípios com representantes da legenda que concorrem ao cargo de prefeito municipal. A maior liderança da sigla é o ex-governador Tasso Jereissati.

Campanha em Tarrafas

O município de Tarrafas tem dois nomes concorrendo ao pleito municipal de outubro: Eronildes (PSB) e Professor Palácio (PT).  O professor Palácio e o candidato a vice-prefeito, Romerito Alcântara, têm o apoio do atual gestor da cidade, Tertuliano Martins (PT). Já o outro candidato que compõe a oposição é o Eronildes (PSB). O político e seu vice, Dodô, também contam com o apoio de outras lideranças locais. O contexto das campanhas eleitorais da cidade está movimentado. Desde o anúncio das pré-candidaturas, situação e oposição trocam acusações e denunciam supostas agressões.

Troca de vice em Assaré

O candidato a vice-prefeito de Assaré, Samuel Freire (PT), precisou ser substituído na chapa encabeçada por Libório Leite (PSB). Samuel afirma que uma ação impetrada pela oposição, sobre suas contas no TCU, o impede de concorrer. O político disse que tem o direito de ser candidato, mas por não haver tempo hábil para resolver as questões jurídicas, decidiu não colocar o projeto do grupo em risco. Assim, por meio de discussões com os integrantes da sigla, decidiram indicar o nome de Haroldo Progresso para substituí-lo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ