Jornal do Cariri
Partidos devem seguir normas sanitárias
Órgãos de fiscalização estarão de olho nas convenções
Partidos são orientados a evitar aglomerações | Foto: Larry W. Smith/EPA/Agência Lusa
Robson Roque
05/09/20 14:00

Partidos políticos começam a realizar convenções a partir deste final de semana. Os encontros são feitos para definir candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores (as), além de sortear os números dos candidatos às Câmaras Municipais.

A Justiça Eleitoral autorizou a realização de convenções virtuais. Apesar disso, o formato presencial deverá predominar no Cariri, o que preocupa órgãos, como o Ministério Público do Ceará (MPCE).

Esta semana, o MPCE recomendou que partidos políticos de Crato e Caririaçu realizem convenções virtuais. Outras siglas, como o PDT, em Juazeiro do Norte, o Avante, em Farias Brito e o PRTB, em Crato, agendaram convenções presenciais.

Leia também: Partidos devem evitar convenções presenciais em Crato

Além disso, ainda existe a possibilidade de convenções conjuntas, como deve ocorrer entre PDT e PCdoB em Juazeiro do Norte. Desse modo, órgãos de fiscalização estão atentos para o cumprimento não somente do cumprimento das regras eleitorais, mas das recomendações sanitárias de prevenção à covid-19.

Eventos com até 100 pessoas foram liberados pelo Governo do Ceará a partir do dia 14 de setembro. A medida, no entanto, é válida somente em cidades que estão na fase 4 da reabertura econômica.

Enquanto as demais regiões estão na fase 4, o Cariri inicia, segunda-feira (7), a segunda semana da terceira fase. Acompanhar os perfis de partidos e candidatos nas redes sociais é uma das formas que os órgãos encontraram para fiscalizar eventuais descumprimentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ