Jornal do Cariri
Pandemia: Indicadores do Cariri voltam a preocupar Governo do Ceará
Mais da metade dos caririenses que se submeteram a exame testou positivo
Robson Roque
22/05/21 15:45

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), informou na manhã deste sábado (22) a manutenção do decreto que estabelece medidas de prevenção ao coronavírus.

Ao lado do secretário estadual de Saúde, Dr. Cabeto, Camilo afirmou que a situação da pandemia no Cariri, com indicadores acima do esperado, volta a preocupar.

Mais da metade (58%) dos pacientes que se submetem a exames para detectar a covid-19 recebe o diagnóstico positivo. Chamado de Taxa de Positividade, este índice é bem inferior ao do Ceará, que é de 35%.

Na região caririense também causa preocupação é a taxa de transmissão, ou seja, o risco de um paciente passar a covid-19 para outra pessoa.

Enquanto em Fortaleza tal taxa está abaixo de 1, a taça é superior a este número no Cariri. "Olhando pela ótica da taxa de transmissão, nós temos especial atenção para o Cariri e para o Litoral Leste/Jaguaribe", diz Dr. Cabeto.

Mesmo com resultados melhores e graduais em algumas regiões, o governador voltou a pedir a adesão dos cearenses às medidas de prevenção.

"A pandemia não acabou. É preciso ter muito cuidado e zelo, pois só podemos voltar a normalidade quando vacinarmos toda a população, e não descansaremos enquanto todos os cearenses estiverem vacinados. Mas até lá, a única forma que temos de salvar vidas, de proteger quem amamos, é a prevenção: usar máscara, evitar aglomeração, cumprir o distanciamento social", disse Camilo Santana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ