Jornal do Cariri
Pacientes lotam filas para marcar exames em Juazeiro do Norte
Representantes de movimentos sociais solicitaram a descentralização dos serviços de marcação de exames
Foto: Reprodução/TVM
Natália Alves
27/07/22 15:28

Na manhã desta segunda-feira (25) a Central de Marcação de Exames de Juazeiro do Norte foi lotada por pacientes que desejavam realizar marcação de procedimentos de saúde, causando aglomeração do lado de fora da unidade.

Eles relatam que precisam madrugar para conseguir uma senha para marcar exames ou consultas, além de precisarem esperar vários dias pelo atendimento, que tem data agendada para o final do mês. Por causa do número de senhas distribuídas não ser o suficiente para a demanda, nem todos conseguem consultas com especialistas ou marcar todos os exames.

De acordo com a população, todo fim de mês acontece esta aglomeração, tendo pessoas que não conseguem a senha, mesmo sendo distribuídas 1.200 por dia. A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte afirmou que um novo protocolo de marcação de exames está sendo elaborado.

De acordo com representantes de movimentos sociais, a centralização dos serviços de marcação de exames fere as políticas de descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS), desrespeitando diretrizes básicas da Estratégia de Saúde da Família (ESF), e que trazem prejuízos para a toda a população de Juazeiro do Norte.

A Secretaria de Saúde do município informou que um novo plano foi elaborado para solicitação de exames e procedimentos no município, além da elaboração de um protocolo para solicitação de consultas especializadas, que está em fase inicial.

"Um plano piloto será implantado na segunda quinzena de agosto com sete equipe de saúde da família, e acontecerá da seguinte forma: o paciente vai à consulta no psf, e o médico encaminhará a solicitação via sistema, caso haja a necessidade, para a Central de Regulação Municipal, composta por médicos e enfermeiros auditores. Se a solicitação se encaixar no protocolo vigente, os procedimentos são liberados e o paciente recebe na unidade de saúde. A solicitação poderá ser marcada conforme disponibilidade de vagas e serviços no momento", informa em nota a pasta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ