JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Pacientes aguardam contratação de novo infectologista
Médico que atuava no equipamento notificou sobre saída no mês de janeiro
Foto: Arquivo/ Agência Brasil
Joaquim Júnior
02/03/22 11:45

O Grupo de Trabalho HIV/AIDS apresentou, em nota que contou com o apoio de mais de 20 entidades, a necessidade de um médico infectologista no Centro de Infectologia de Juazeiro do Norte. Como apresenta o grupo, são quase duas mil pessoas vivendo com HIV/ AIDS a nível local e a falta de um atendimento médico pode impactar diretamente no tratamento e acompanhamento que realizam. Em nota encaminhada pela Secretaria de Saúde, publicada em 22 de fevereiro, a Sesau informa que os pacientes atendidos no Centro estariam sendo assistidos, que não há interrupção dos serviços e que, após solicitação de exoneração do médico que atuava no equipamento, busca outro profissional para fazer a substituição do infectologista.

Como explica Alyne Alencar, médica da Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares – Núcleo Cariri, há na região caririense três serviços públicos de HIV/Aids: em Brejo Santo, que atende aos pacientes da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES); Crato, com pacientes da 20ª CRES; e Juazeiro do Norte, que atende o maior número de pacientes, da 21ª CRES. “São cerca de três a quatro casos novos por semana que chegam somente ao serviço de Juazeiro”, explica a médica, junto a Daniela Schmitt, conselheira municipal de Saúde e membro da Associação Caririense de Luta Contra Aids. “Todas as Pessoas Vivendo com HIV têm direito a tratamento gratuito, dentro do SUS, com todas as consultas, exames e medicamentos necessários. Ninguém pode ter o acesso barrado ou dificultado, porque a demora significa a vida dessas pessoas”, enfatizam.

Alyne e Daniela citam que há uma grande dificuldade na contratação de médico especialista, por motivos que vão desde os salários pagos à sobrecarga oriunda da alta demanda. “São necessárias melhores condições de trabalho e salário, estabilidade de vínculo para todos os profissionais e melhoria estrutural física”. Elas afirmam que receberam da gestão municipal a informação de já estarem buscando um novo profissional e que o candidato aprovado no último concurso público seria convocado, assim como o cadastro de reserva, caso o aprovado não pudesse assumir o cargo. “Ressaltamos que, mesmo com a convocação do(a) próximo(a) médico(a), é extremamente necessária a convocação e/ ou contratação de um(a) segundo(a) profissional para atender à demanda reprimida e que também o município de Juazeiro reveja a questão de salário defasado dos profissionais especialistas, assim como foi feito ajuste na atenção primária nessa gestão”, completam.

A Associação Caririense de Luta Contra Aids consta que, em dezembro de 2021, uma reunião em Fortaleza apresentou a situação do serviço de HIV/Aids de Juazeiro. O desligamento de um dos médicos, o número de pacientes para apenas um médico e outras demandas do serviço, inclusive de municípios vizinhos, foram pautas no encontro. A Associação ainda cita que, em 29 de janeiro, o médico Pablo Pita, que atuava no Centro, notificou a Coordenação do Centro de Infectologia e os Recursos Humanos (RH) da Secretaria da Saúde sobre a saída dele, no mês seguinte, do serviço. Ao Jornal do Cariri, ele informou que a decisão foi tomada para que pudesse se dedicar a alguns projetos pessoais que estão em desenvolvimento, o que o impossibilitava de compatibilizar a carga horária.

De acordo com cronograma apresentado pela Associação, durante todo o mês de fevereiro, graças ao laço de afetividade construído entre médico e pacientes, Pablo Pita informava a eles sobre sua saída do serviço, orientando que procurassem a recepção/coordenação do Serviço para agendamentos e retornos. No decorrer dos dias, entidades somaram forças ao movimento, cobrando da Sesau um posicionamento e atuação para reverter a problemática. A discussão chegou também à Câmara de Vereadores, em que se comprometeram em analisar e buscar soluções. Como cita a Associação, o posicionamento da Secretaria de Saúde, assim como verificado na nota publicada pela Sesau, é de estar em buscar de novos profissionais. Duas infectologistas do cadastro de reserva estariam sedo cotadas para ocupar os cargos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE