Jornal do Cariri
Outubro marca a luta contra o câncer de mama e do colo uterino
O câncer de mama é o que mais afeta mulheres do Brasil e do mundo
Jaqueline Freitas
01/10/20 19:48

O câncer de mama ainda é o que mais afeta mulheres em todo o mundo. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o Brasil deve registrar mais de 66 mil novos casos da doença em 2020. O mês de outubro marca um movimento mundial que simboliza a luta contra o câncer de mama e do colo uterino: o Outubro Rosa. A campanha alerta, ainda, para a importância do diagnóstico precoce para a cura dos tipos de câncer.

Além da herança genética, outros fatores que aumentam os riscos do câncer de mama e do colo de útero são o uso de hormônio, obesidade, tabagismo e alcoolismo. Especialistas recomendam o cultivo de hábitos saudáveis, com atividades físicas periódicas e alimentação adequada.

O tratamento do câncer de mama, por exemplo, conta com o avanço da ciência para uma abordagem mais ampla, que pode incluir os procedimentos tradicionais de cirurgia, radioterapia e quimioterapia. "A hormonioterapia e a terapia alvo são novos métodos incorporados no tratamento desse tumor e que podem trazer resultados bastante positivos", esclarece Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). 

PUBLICIDADE
PUBLI_Requerimento_ASV.pdf
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ