Jornal do Cariri
Outubro marca a luta contra o câncer de mama e do colo uterino
O câncer de mama é o que mais afeta mulheres do Brasil e do mundo
Jaqueline Freitas
01/10/20 19:48

O câncer de mama ainda é o que mais afeta mulheres em todo o mundo. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o Brasil deve registrar mais de 66 mil novos casos da doença em 2020. O mês de outubro marca um movimento mundial que simboliza a luta contra o câncer de mama e do colo uterino: o Outubro Rosa. A campanha alerta, ainda, para a importância do diagnóstico precoce para a cura dos tipos de câncer.

Além da herança genética, outros fatores que aumentam os riscos do câncer de mama e do colo de útero são o uso de hormônio, obesidade, tabagismo e alcoolismo. Especialistas recomendam o cultivo de hábitos saudáveis, com atividades físicas periódicas e alimentação adequada.

O tratamento do câncer de mama, por exemplo, conta com o avanço da ciência para uma abordagem mais ampla, que pode incluir os procedimentos tradicionais de cirurgia, radioterapia e quimioterapia. "A hormonioterapia e a terapia alvo são novos métodos incorporados no tratamento desse tumor e que podem trazer resultados bastante positivos", esclarece Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ