Jornal do Cariri
Operação do MP prende auditor acusado de sonegação fiscal
Auditor da Sefaz preso atuava no posto fiscal de Penaforte
Foto: Agência Brasil
Jaqueline Freitas
18/09/20 21:00

A Operação Aluminum, deflagrada em 2019 pelo Ministério Público de Ceará, chegou a sua terceira fase nesta quinta-feira (18), cumprindo dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária contra auditor fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefaz) lotado no posto fiscal de Penaforte. 

Entre os anos de 2015 e 2018, considerando apenas os depósitos e transferências bancárias, o referido auditor recebeu a crédito em suas contas bancárias de R$ 1.316.301,55, num total de 591 transações, a maior parte delas consistente em depósitos de origem não identificada. São R$ 690.499,62 creditados por meio de depósitos e transferências bancárias suspeitas, com fortes indícios de atividades delituosas. O auditor recebeu em sua conta bancária cerca de 65 transferências a crédito oriundas de um dos alvos da primeira fase da operação, hoje foragido e proprietário de uma das empresas de fachada mais utilizadas pela organização criminosa. 

Após a primeira e a segunda fase da Operação Aluminum - que apura um esquema de crimes contra a ordem tributária, tendo como principal beneficiária a empresa Bandeira Indústria de Alumínio Ltda., sediada em Jaguaribe-CE - ficou evidenciada a participação de servidores com atuação no interior do Estado, responsáveis em facilitar a homologação de notas fiscais emitidas ou destinadas a empresas do esquema criminoso de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. 

Acesse aqui para saber mais sobre a Operação Aluminum.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ