Operação contra roubo de fios e transformadores é realizada em Juazeiro e Milagres
Além do Cariri, outros municípios também foram investigados
Foto: SSPDS
Jornal do Cariri
07/08/24 10:00

Na manhã desta terça-feira (06), equipes da Enel Distribuição do Ceará acompanharam a terceira fase da operação “Alta Tensão”, realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). A ação teve como objetivo combater furtos de materiais da distribuidora de energia na capital, Região Metropolitana de Fortaleza e as cidades do interior: Juazeiro do Norte, Canindé, Russas, Milagres, Ibiapina e Tamboril.

Durante a operação, a Polícia Civil cumpriu oito mandados de prisão contra suspeitos de roubo, furto e receptação de fios e transformadores e 35 mandados de busca e apreensão. Entre as apreensões, estão 576 equipamentos de uso da rede elétrica e 550 metros de cabos.

A Enel Distribuição Ceará registrou, só em 2024, 180 km de cabos roubados da rede elétrica, afetando o fornecimento de energia de diversos pontos do estado.

Em média, cerca de 23 quilômetros de cabos de energia foram furtados por mês no primeiro semestre de 2024. De acordo com os registros, o total de cabos furtados da distribuidora entre janeiro e junho de 2024 ultrapassa os 138 quilômetros, mostrando um crescimento de cerca de 23% em relação ao mesmo período de 2023. Ainda segundo o levantamento, 10 dos municípios mais afetados pela prática criminosa estão localizados em regiões litorâneas do estado, com destaque para o Litoral Leste e Região Metropolitana de Fortaleza.

Como forma de combate às ações de furto de cabos, a Enel, com apoio dos órgãos de segurança do Ceará, tem intensificado os trabalhos de investigação e de inspeção em campo, realizando visitas a sucatas em todo o estado. Um reflexo dessa ação conjunta foi o aumento de cerca de 150% no número de prisões no Ceará entre 2022 e 2023.

Somando-se às ações investigativas, a distribuidora também tem adotado como prática a substituição de cabos de cobre por cabos de alumínio ou aço cobreado em áreas onde há grande incidência de furto. Além disso, a empresa passou a adotar esses modelos de cabo em novos projetos, como obras de extensão de rede, com o objetivo de diminuir as ações de furto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ