Jornal do Cariri
Ocorrências de crimes sexuais crescem 55% este ano
Primeiro semestre de 2023 foi o mais violento em nove anos
Foto: Governo do Ceará
Robson Roque
01/08/23 15:00

No primeiro semestre de 2023, o Cariri registrou o maior número de crimes sexuais desde 2015. Foram contabilizadas 118 ocorrências de janeiro a junho deste ano, o que representa um crescimento de 55% na comparação com os 76 casos dos seis primeiros meses do ano passado.

Considerando os 12 meses, os anos de 2018, 2019 e 2021 foram os períodos com maiores crimes sexuais na região do Cariri, com 221, 198 e 197 casos, respectivamente. Os registros de crimes cometidos na região, tais como estupros, exploração sexual de menor, estupro de vulnerável, assédio sexual, entre outros, correspondem a 10% das 1.077 ocorrências do Ceará neste ano.

Entre os registros mais recentes, dois homens, de 29 e 54 anos, foram presos acusados de estupro em Juazeiro do Norte e Nova Olinda. Um deles ainda ameaçou a vítima, após tê-la violentado sexualmente. Na sexta-feira (28), um gerente comercial de 32 anos foi flagrado filmando debaixo do vestido de uma mulher, em uma loja de material de construção no Bairro Vila Alta, em Crato.

A vítima, de 20 anos, estava com o namorado. Foi ele quem percebeu a violência cometida contra a companheira. Ao ser confrontado, o gerente negou o crime e se recusou a mostrar as imagens feitas com o celular. Acionados, policiais militares confirmaram o crime, após checarem imagens de câmeras de segurança do estabelecimento comercial.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a vítima, o namorado e o suspeito foram conduzidos para a Delegacia Regional de Polícia Civil em Crato, para prestarem esclarecimentos, sendo liberados em seguida. Foi registrado um boletim de ocorrência por crime contra a dignidade sexual. A Polícia Civil apreendeu dois celulares do suspeito, para prosseguir com as investigações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ