Obras do Cinturão das Águas avançam com previsão de inauguração em fevereiro
Prefeitos e vereadores caririenses participaram de visita técnica
Foto: Marina Filgueiras - Ascom SRH
Robson Roque
18/12/25 14:00

As obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), na região do Cariri, alcançaram 91% de conclusão. Uma visita técnica às obras em Barbalha foi realizada na manhã desta quinta-feira (18) com as presenças de prefeitos caririenses, vereadores e imprensa.

“Trouxemos a imprensa e os prefeitos para vivenciarem a obra em pleno funcionamento e acompanharem os testes dos sistemas, que já estão operando e devem ser inaugurados no próximo ano”, destaca o secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana.

A previsão é de que um trecho de 15 km, em Barbalha, poderá ser inaugurado em fevereiro de 2026, e outro, de 14 km, em abril, no Crato, ambos com águas da Transposição do Rio São Francisco. Um teste de liberação de água foi feito durante a visita técnica

“A expectativa era encerrar o ano com 85% da obra executada, mas já atingimos 91% antes do fim do ano. Isso demonstra o empenho do governador Elmano, que trata a segurança hídrica como prioridade”, acrescenta o secretário.

Ao todo, o Cinturão das Águas possui 145,3 km de extensão. O equipamento é composto por canais a céu aberto, sifões e túneis, responsáveis por conduzir a água captada na barragem de Jati, no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), até as nascentes do rio Cariús, no município de Nova Olinda, na região do Cariri.

Um teste de liberação de água foi feito durante a visita técnica Foto: Marina Filgueiras - Ascom SRH
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE