Jornal do Cariri
Obras de novo açude são retomadas em Várzea Alegre
Comunidade do Mundo Novo deve receber açude este ano
Foto: Site Prefeitura de Várzea Alegre
Joaquim Júnior
24/10/21 12:30

O município de Várzea Alegre se aproxima da conclusão de uma obra hídrica que resultará em um novo açude para o Mundo Novo de Baixo, no distrito de Naraniú. A pretensão é que, antes da quadra chuvosa, as obras estejam concluídas e o novo equipamento esteja apto para receber as águas que contribuirão com o abastecimento da comunidade local. A capacidade do açude é de cerca de 93 mil m³ de água, com valor do investimento de cerca de R$ 517 mil.

O secretário de Infraestrutura de Várzea Alegre, Elonmarcos Cândido, conta que a comunidade do Mundo Novo sonhava há muito tempo com a realização dessa obra. Como informou, ainda na gestão passada, o prefeito Zé Helder (MDB) encomendou o estudo topográfico para, logo em seguida, elaborar o projeto e partir em busca de recursos federais, em Brasília.

Até o momento, o açude do Mundo Novo de Baixo está com a parede pronta e teve início a construção do sangrador. “O que falta fazer, mas já está em andamento, é o meio fio, que é colocado em cima da parede; a descida da água, ou seja, a drenagem com as canaletas; e o sangradouro, que também foi iniciado”, explica o secretário. O esperado é que, até o período invernoso, a obra esteja concluída. “A bacia do açude, no ano passado, pegou bastante água, uma vez que o distrito da Naraniú foi um dos que mais choveu em nossa região”, explica.

Naquele Município, o principal reservatório, o Açude Olho d’Água, está com média de 37,6% da capacidade. Além disso, de acordo com Elonmarcos, “toda água do açude Ubaldinho, que abastece o município do Cedro, está no município de Várzea Alegre, na região com Cedro”. Atualmente, o Ubaldinho está com 90,53% do volume. Os números são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Como explica Elonmarcos, ainda no ano passado, moradores da comunidade do Mundo Novo de Cima foram beneficiados com poços para darem suporte ao abastecimento local. Uma parte das famílias da comunidade foi alcançada. Até a conclusão do açude, o projeto pode ser estendido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ