Jornal do Cariri
O preço da fidelidade de Aniziário em Jardim
24/05/22 0:00

Inegável a fidelidade do prefeito de Jardim, Aniziário Costa, ao ex-governador Camilo Santana. Além de trocar o PCdoB de Inácio Arruda pelo PT de Camilo, Aniziário entregou nas mãos do ex-governador a indicação de seus candidatos. Vai votar em Fernando Santana para estadual e José Guimarães federal. Mas, como toda fidelidade tem um preço, Aniziário terá que equacionar uma possível tensão com a família Roriz, que indicou o vice Antônio Neto. Os Roriz estão fechados com Fernando Santana para estadual e esperam a unidade, também, para o federal. O grupo está fechado com Fernanda Pessoa e não sabe do acordo de Aniziário para votar em Guimarães. Há quem avalie que a saída é abrir espaços para os dois federais. Resta saber se PT e Roberto Pessoa aceitarão a proposta. Isso sem contar com a concorrência que deve vir do ex-prefeito Fernando Luz, que ainda não anunciou suas candidaturas. Se a base de Aniziário sair dividida, pode abrir espaços para o crescimento de Fernando em 2024.

Em Assaré, prefeito acusa vereadora de crime

O embate entre a oposição de Assaré e o prefeito Libório Leite parece longe do fim. A presença do prefeito na sessão da Câmara, no dia 19, teve mais um capítulo desse embate. A vereadora Maria É, líder da oposição, questionava a remuneração de servidores, abaixo de um salário, quando foi interrompida por Libório. Ele apontou crimes contra o funcionalismo. Ao assumir a Prefeitura por três meses, quando era vice-prefeita, Maria É não teria feito o repasse do INSS dos servidores. Libório pediu que ela se explicasse “porque tinha feito eles de besta” e a qualificou de prefeita laranja. Na mesma sessão, Maria É votou contra reajuste de 12,13% para os servidores.

Audic Mota surpreende em articulação no Cariri

No fim de semana, deputado estadual Audic Mota (MDB) esteve com dois prefeitos de municípios caririenses. Na sexta-feira (20), posou ao lado do prefeito de Barro, George Feitosa (MDB), quando anunciou R$ 1,6 milhão em investimentos, e no sábado (21) foi a Mauriti, do prefeito licenciado Isaac Júnior (PT). Em Barro, a articulação é para aproximação, mas em Mauriti já foi anunciado apoio político. Surpreende Isaac Júnior votando fora do seu partido, o PT. De quebra, Júnior trouxe a vereadora Virginia Reis, também do PT. Terá uma insatisfação motivando a decisão? Sem ter nada a ver com isso, Audic avança e pode surpreender com a votação no Cariri.

Em Altaneira, vereador Ariovaldo desafia base

O líder da oposição de Altaneira, vereador Ariovaldo Soares (PDT), já disse que não quer reviver o passado, porque, segundo ele, não engrandece a discussão e nem o Legislativo. A fala foi de alerta ao vereador Júnior do Povo (PT), que fez denúncias contra o grupo de oposição, ainda da legislatura anterior. Ariovaldo foi direto: aqui, deste lado, os vereadores não receberam proposta nenhum de propina, nem para cassar nem para absolver o prefeito. E foi mais longe, ao dizer que tem conhecimento de voto negociado de vereadores a R$ 2,5 mil. Deixou o recado de que é melhor deixar as coisas como estão. Resta saber se o vereador Júnior do Povo vai pagar para ver. Há quem garanta que Ariovaldo tem gravações.

Enquanto isso...

O ex-prefeito de Caririaçu, João Marcos, já tem seu candidato a estadual. João pedirá votos para a reeleição do deputado estadual Fernando Santana. É o seu elo com o ex-governador Camilo.

A dúvida de João Marcos é quanto ao federal. Devedor de Domingos Filho, o ex-prefeito tem conversado com Eunício Oliveira. Perguntado sobre o nome a federal, João desconversou: estou quase decidindo.

Na tentativa de permanecer vivo na disputa interna do PDT, que decidirá o candidato ao Abolição, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão desembarcou no Cariri no dia 20.

Evandro também passou por Campos Sales, onde foi recebido por Rafael Branco e o prefeito João Luiz, e por Salitre, recebido pelo vereador Silvio Pinto e o ex-prefeito Rondilson.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ