Jornal do Cariri
O Cariri está pronto para a Festa de Santo Antônio e a Expocrato
As duas festas reúnem, anualmente, centenas de milhares de visitantes
Foto: Hélio Filho
Joaquim Júnior
09/05/23 11:00

A preparação para duas das maiores festas do Cariri está a todo vapor. A Festa de Santo Antônio, em Barbalha, e a 70ª edição da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) ocorrerão, respectivamente, nos meses de junho e junho. Em ambas, centenas de milhares de pessoas são esperadas para celebrar a cultura e a tradição caririenses, que se mesclam às de outras regiões do Nordeste e de todo o Brasil.

A Festa de Santo Antônio de Barbalha, em que ocorre o carregamento do Pau da Bandeira, ocorrerá entre os dias 03 e 13 de junho. Neste ano, como apontou o Secretário de Cultura e Turismo, Isaac Luna, ela será mais eclética do ponto de vista dos artistas regionais e nacionais. “Nossa festa se tornou Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em razão dos nossos grupos culturais. Portanto, estaremos todos juntos, no dia 04, e durante toda a programação da festa, fazendo valer nossas identidade, cultura e tradição”, enfatizou.

Na Expocrato, além da feira agropecuária, um dos pontos mais aguardados é o Festival Expocrato. Nesta edição, o line-up contará com mais de 100 horas de música e 50 atrações. Nomes como Henrique e Juliano, Gusttavo Lima, Paulo Ricardo e Tati Girl, além de inúmeras atrações nacionais e regionais, estão confirmados. De acordo com Marcelo Rocha, diretor do festival, a programação foi pensada com carinho para trazer mais pessoas – o que inclui ações para aumento de malha aérea e meios terrestres para melhor mobilização dos turistas.

Foto: Ascom Festival Expocrato

Segundo Zé Ailton Brasil, prefeito do Crato, o município tem se preparado para o evento junto a outros órgãos, pensando na segurança e mobilidade urbana. “São mais de dois mil empregos gerados diretamente só durante a Expocrato”, cita, ao destacar cadeia de hotéis, restaurantes, de artesanato, de pequenos produtores, de vaqueiros etc.Além disso, ele citou a presença do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), inclusive do presidente, Aloizio Mercadante, graças à mobilização feita por autoridades políticas caririenses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ