Números da pandemia assustam todo Cariri
O triângulo Crajubar registrou crescimento de casos da covid-19 nos últimos 15 dias.
Foto: Divulgação Prefeitura do Crato
Robson Roque
02/02/21 0:00

Depois da redução de casos nos últimos meses, a pandemia de covid-19 voltou a registrar o aumento de infectados pelo novo coronavírus. Enquanto a vacinação não chega para os mais de um milhão de caririenses, 727 pessoas foram acometidas pela covid-19 nos últimos 15 dias, somente em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Ao longo da última semana, seis pessoas perderam a batalha para a doença em Juazeiro do Norte, entre elas, o ex-prefeito Carlos Cruz. Em Crato, o Município voltou a registrar óbito depois de 22 dias sem mortes em decorrência da doença.

Nas duas semanas anteriores, o Cariri contabilizou uma média de 85,7 novos casos para cada 100 mil habitantes, o que classifica a região como de “risco moderado”, em termos de incidência de novos casos. Conforme dados da secretaria de Saúde do Estado, Antonina do Norte, Araripe, Campos Sales, Jati e Penaforte estão classificadas como de risco “Altíssimo” para covid, e outras cinco em risco “Alto”: Abaiara, Lavras da Mangabeira, Porteiras, Potengi e Tarrafas. 

As informações relativas às internações hospitalares também preocupam autoridades em saúde na região. Nesta segunda-feira (1º), a plataforma IntegraSUS indicava ocupação de todos os leitos de enfermaria do Hospital Regional do Cariri e de 29 dos 31 leitos de UTI. Também estavam ocupados todos os três leitos do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, e os sete leitos do Hospital Geral de Brejo Santo. 

Diante da lotação em leitos de hospitais caririenses, no último domingo, pacientes de oito cidades do Cariri estavam hospitalizados em Iguatu. Eram seis pessoas de Várzea Alegre, duas de Mauriti, outras dois de Araripe, além de Brejo Santo, Crato, Campos Sales, Milagres e Tarrafas com um paciente cada cidade. As internações foram feitas em três unidades de Saúde no município da região Centro-Sul: Hospital Regional de Iguatu, Hospital São Vicente e Hospital e Maternidade Agenor Araújo.

Com o crescimento de casos, municípios caririenses intensificam tanto a vacinação, à medida que novas doses são trazidas para a região, quanto a fiscalização de ações preventivas contra o novo coronavírus. Até esta segunda-feira, Crato, cidade que mais vacinou contra a covid-19 no Cariri, havia imunizado 2.429 pessoas, sendo 1.519 profissionais da saúde, 849 com idade acima de 75 anos e 61 idosos em instituições de longa permanência. Juazeiro do Norte estabeleceu um cronograma e disponibilizou um número telefônico para agendamento de vacinas de idosos, após ter recebido 1.730 doses para imunizar 18% do total de 9.565 idosos nessa faixa etária. 

Relaxamento

Para a médica Natália Parente, o crescimento de casos é resultado de dois fatores. “O primeiro, e que tem uma maior influência, é a falta de compromisso da população com o cumprimento das medidas de distanciamento social, uso de máscara e higienização. O segundo é reflexo das festas de fim de ano e  das que continuam acontecendo, mesmo com decretos municipais e estadual proibindo esses eventos”, conta. No final de semana, uma “pega de boi” com cerca de 100 pessoas na zona rural de Mauriti foi encerrada pela Polícia Militar e o responsável conduzido à delegacia.

Diante das frequentes ocorrências de descumprimento às medidas de prevenção, a Secretaria de Saúde do Crato intensifica a fiscalização, sobretudo em equipamentos públicos. Na avaliação da tecnóloga ambiental Yunara Leal, que atua na conscientização na cidade cratense, é visível o relaxamento. “Desde o início da pandemia, vimos trabalhando para que isso seja feito corretamente. Só que, agora, com dez meses depois, a população começa a relaxar. Sei que é cansativo, a gente bate na mesma tecla, mas é o essencial e o básico que fazem a diferença”, conta.

Preocupante

No sábado (30), o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou a renovação do decreto que estabelece medidas e recomendações contra a propagação do vírus. Segundo ele, membros do comitê que delibera sobre os decretos apresentaram dados de  “preocupante aumento de casos” no Estado. “Essa situação tem nos deixado em alerta, inclusive para tomar novas medidas restritivas que visem frear esse aumento”, comentou o governador. Um decreto específico para o período do Carnaval será editado e vai transformar em norma a recomendação atual para que os deslocamentos entre capital e interior do estado sejam evitados. “A pandemia continua e é grave. Precisamos manter todos os cuidados, como evitar aglomerações e usar máscara”, acrescentou Camilo. Camilo também orientou que as escolas funcionem normalmente durante o período de Carnaval.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ