Jornal do Cariri
Novo Museu Orgânico será inaugurado neste sábado (13)
Homenageada será a artista, foto-pintora e fotógrafa Telma Saraiva
Foto: Sesc
Joaquim Júnior
13/11/21 8:30

O Sesc Ceará, em parceria com a Fundação Casa Grande, inaugura o 8º Museu Orgânico na região do Cariri, às 17h deste sábado, durante a 23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. A homenageada é a artista, foto-pintora e fotógrafa Telma Saraiva, precursora na arte da fotografia pintada à mão desde a década de 40 na cidade do Crato. Este é o primeiro museu que faz uma homenagem póstuma a uma personalidade do Ceará. 

Segundo Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará, o projeto dos Museus Orgânicos tem como principal premissa estabelecer vínculos entre patrimônio material e imaterial justamente onde essa tradição pulsa e está enraizada: em suas moradas. “As casas se constituem em lugares de memória e de afeto, assim, tudo o que está ali marca a história daquele território, inclusive os moradores, suas vestimentas, fotografias, objetos, instrumentos e tudo aquilo que marca o cotidiano de mestres e artistas”, afirma. Com a proposta de reunir 17 museus em uma rota de preservação da cultura e suas manifestações, de maneira orgânica, o projeto também tem a missão de fomentar o turismo social.

Ao longo dos anos, a família de Telma Saraiva já havia iniciado uma curadoria entre as obras, instrumentos de trabalho e pertences pessoais da artista para montar um acervo que conta uma história de mais de 100 anos de fotografia no Cariri. Além do material, o público também irá conhecer objetos inéditos de bastidores, como laboratório de negativos e vários tipos de câmeras - entre elas, a primeira câmera utilizada pelo pai de Telma, no início do século XX.

Com informações da Assessoria do Sesc

Inauguração Museu Casa de Telma Saraiva

Data: 13/11 às 17h

Local: Crato - CE

Programação Completa: Site www.mostrasescdeculturas.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc Cariri”, disponível para Android e iOS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ