Nove investigados viram réus por suspeita de rachadinha em Nova Olinda
Justiça abre processo sobre suposto esquema na Educação
Foto: Prefeitura de Nova Olinda
Robson Roque
24/06/26 15:52

A Justiça recebeu denúncia do Ministério Público do Ceará contra nove servidores e ex-agentes públicos investigados por suposto envolvimento em um esquema de "rachadinha" na Secretaria de Educação de Nova Olinda. Os denunciados poderão responder por crimes como peculato, corrupção passiva, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Segundo o MP, entre 2021 e 2024, o grupo teria promovido a inclusão indevida de gratificações e horas extras na folha de pagamento de servidores. Parte dos valores recebidos seria devolvida aos integrantes do suposto esquema por meio de dinheiro em espécie ou transferências bancárias.

A investigação teve origem na operação Mensalinho Escolar, deflagrada em fevereiro de 2025. Conforme a Promotoria, os valores eram apresentados aos servidores como recursos destinados à compra de material escolar e manutenção de unidades de ensino.

O inquérito reuniu mais de 50 depoimentos, além de perícias, análises documentais, quebras de sigilo e movimentações financeiras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE