Jornal do Cariri
Nova opção
01/06/21 0:00

O grupo político do prefeito eleito de Missão Velha, Washington Fechine, continua confiante na decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre recurso que confirmar o resultado das urnas. Apesar da confiança, articuladores trabalham nomes que podem representar o grupo em uma nova eleição, aliás, já anunciada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia 21. Entre os favoritos, estão o ex-prefeito Diego Feitosa e a prefeita interina Dona Nazinha, eleita presidente da Câmara. Mas, nos últimos dias, outro nome tem despontado entre os cotados, a vereadora Macielle Macedo. Mais votada na última eleição, Macielle teve o nome anunciado pelo vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, que é filiado ao mesmo partido da parlamentar, o PSD. Giovanni garante que o nome é bem visto pelo governador Camilo Santana.

Oposição enfraquecida

Enquanto sobra nomes no grupo da situação em Missão Velha, na oposição, o quadro é bem diferente. A morte da ex-candidata a vice, Ana Dolores, na chapa do médico Rosemberg Macedo, o Dr. Lorin, acabou abalando os ânimos e, de quebra, as articulações junto a lideranças locais. Casada com o ex-prefeito Gidalberto Pinheiro, Ana Dolores foi primeira-dama com destaque na capacidade de agregar forças políticas ao seu redor. Sua morte é um grande baque na candidatura de Dr. Lorin, que pode sofrer um recuo com relação à dedicação do seu principal apoiador, o ex-prefeito Gidalberto. Na cidade, a baixa no grupo repercute e Dr. Lorin deve enfrentar muitas dificuldades em uma nova campanha. O grupo perdeu uma de suas principais lideranças. Claro, que tudo pode se tornar combustível para mobilizar, mas, na verdade, o cenário é inserto.

Decisão atrasada

Parece difícil de acontecer, mas é verdade. A decisão da Justiça sobre uma nova eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Farias Brito chegou atrasada. O presidente da Casa, vereador Flávio Jorge, garante que a nova composição já foi efetivada e atende a proporcionalidade prevista na lei. O vereador do PCdoB, Cícero Porfírio, passou a compor a Mesa como secretário. A nova composição teve o apoio, inclusive, do vereador de oposição Chicão da Canabrava, também do PCdoB. No dia 18, o juiz José Pimentel, em atendimento a vereadora Heloisa de Menezes (PCdoB), reconheceu ausência do princípio da proporcionalidade partidária na composição da Mesa e decidiu por nova eleição. A resposta da Câmara com a nova formação, já foi enviada ao fórum local e a Casa espera resposta. A oposição está dividida sobre o resultado que manteve Flávio na presidência.

Cidade fechada

A administração do prefeito Edson Veriato parece decidida a marcar sua passagem pela Prefeitura de Potengi recheada de polêmicas. Depois de decretar isolamento social rígido, o lockdown, o prefeito tomou uma atitude surpreendente e fechou as entradas e saídas da cidade com estacas, fitas e placas com a frase “Cidade fechada”. Fotos da ação ganharam as redes sociais, arrancando críticas e avaliações de amadorismo administrativo. As armações de madeiras em nada lembram uma barreira sanitária ou uma ação coordenada para manter a cidade distante de aglomerações. No decreto da Prefeitura, que vai até o dia 6 de junho, não há qualquer menção ao fechamento da cidade, o que faz da medida uma ação ilegal. Apesar da medida deixar espaço para o questionamento jurídico, o fechamento está sendo tratado como cômico.

Mais um lockdown

Depois de cinco municípios decretarem lockdown, o mês de maio terminou com mais uma administração adotando o isolamento social rígido. O prefeito de Barro, Marquinélio Tavares, anunciou a medida no dia 29, com validade de 31 de maio a 6 de junho. Apesar do decreto prevê a suspensão das atividades econômicas e a limitação da circulação de pessoas, na cidade não há movimentos de fiscalização para fazer cumprir o decreto. A medida se justifica no aumento dos casos de covid e no colapso do sistema de saúde, igualmente a outros municípios que também decretaram o lockdown. Mas, na Câmara e nas ruas, o prefeito enfrenta críticas por não ter adotado medidas preventivas em tempo hábil, sem a necessidade de lockdown. O debate deve ganhar mais espaço, mas, para o momento, a decisão é irreversível.

Renúncia a caminho

Uma noticia bomba ganha corpo nas ruas e rodas de política de Mauriti: o prefeito Isaac Júnior estaria prestes a anunciar renúncia do cargo para o qual foi eleito em 2020. Segundo informações, o prefeito já estaria afastado da Prefeitura por motivos de saúde. Júnior sofre com um quadro de depressão e as decisões políticas já estariam a cargo do vice-prefeito, João Paulo. Nem a Prefeitura, nem o grupo político liderado por Isaac Júnior confirmam a renúncia, mas as especulações ganham corpo com a ausência do prefeito à frente das decisões da gestão. Entre os apoiadores mais próximos, a explicação é que o prefeito estaria se afastando por motivos de saúde, ainda não revelados. O fato é que o vice-prefeito está à frente das ações políticas e deve assumir as administrativas.

Enquanto isso...

... Ainda em Mauriti, a crise política é agravada pela crise na saúde, com o avanço do covid-19. Apesar da decretação de lockdown, as pessoas continuam desobedecendo ao decreto municipal. No domingo, dia 30, uma ação conjunta entre Vigilância Sanitária, Demutran e Polícia Militar encerrou mais uma festa clandestina. Desta vez, no sítio de Pitombeira.

... A equipe de Mauriti agiu depois de denúncia anônima e prendeu os organizadores da festa e deve indiciar os participantes por descumprimento aos decretos estadual e municipal. Apesar da sensação de impunidade, por parte de algumas pessoas da região, a fiscalização foi intensificada e as denúncias continuam chegando.

... Em Jati, as aglomerações não precisam de denúncias e nem são fechadas por equipes de fiscalização. Elas são oficiais e estão disponíveis para qualquer pessoa ver nas redes sociais da prefeita Monica Mariano. A última dessas aglomerações aconteceu no dia 24. A prefeita aparece com pelo menos 14 pessoas em um café da manhã.

... Em suas redes sociais, a prefeita Monica Mariano disse: “Comecei o dia homenageando os homens e mulheres que cuidam da nossa cidade”. Não que os garis não mereçam a homenagem, mas em plena pandemia promover a aglomeração, foi no mínimo imprudente. Sobre a coleta do lixo, há muitas reclamações que ela é falha e que a cidade está suja.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ