Jornal do Cariri
Nova Olinda reabrirá comércio gradualmente a partir de segunda (23)
Através de decreto, prefeito de Nova Olinda apresentou plano para reabertura do comércio, através de fases. A previsão é que as medidas tenham início na segunda-feira (23).
Ítalo Brito, Prefeito de Nova Olinda, explicou sobre o decreto. Foto: Reprodução/novaolinda.ce.gov.br
Joaquim Júnior
23/05/20 11:06

Após período de quarentena por conta do coronavírus, a partir de segunda-feira (25) entra em vigor, em Nova Olinda, um plano para reabertura do comércio na cidade. As medidas, anunciadas através de decreto na sexta-feira (22), pelo prefeito Ítalo Brito, serão postas em prática por meio de fases que permitirão avaliação de impactos para que ocorra ampliação ou recuo. Atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde, aponta que, até sábado (23) pela manhã, o Município possuía sete casos confirmados, sete em investigação e sete recuperados.

Conforme apresentado pela prefeitura, a equipe de contingenciamento municipal no plano espera evitar “‘o colapso da economia mundial’, a falência ‘das pequenas e médias empresas estabelecidas em nossa cidade’ e o ‘aumento do índice de demissão’ no setor comercial”. Entre os ramos comerciais apontados no decreto, estão lojas de materiais de construção, lojas de móveis, autoescolas, academias de musculação. Orientações sobre quantidade de clientes atendidos simultaneamente e horários de funcionamento integram o documento. A máscara segue com uso obrigatório e as empresas devem fornecer aos funcionários e colaboradores todo e qualquer Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Em pronunciamento, Ítalo Brito destacou que a estabilização nos casos de covid-19, o aumento nas medidas de atenção e o período de comércio fechado, que auxilia para o funcionamento da cidade, são fatores que contribuíram para a criação do plano. “É muito importante a gente dizer que o decreto que eu estou publicando hoje não fere a Constituição. De acordo com a decisão do Supremo Tribunal Federal, a decisão do Município de Nova Olinda é concorrente à decisão do Governador Camilo Santana e à decisão do presidente. Portanto, temos independência, desde que nós estejamos embasados na questão do controle e do cuidado com a pandemia”, finaliza, ao dizer que isso acontece em Nova Olinda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ