Jornal do Cariri
Nova eleição?
25/05/21 0:00

Depois de quase cinco meses desde o resultado das eleições de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou eleições suplementares em Missão Velha. A decisão, publicada no dia 21, fala em consonância com resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a defesa do candidato eleito Washington Fechine lembra da existência de um recurso, que deve ir a plenário nos próximos dias, por decisão do ministro Edson Fachim. A decisão do TRE é linear aos casos semelhantes. A eleição foi marcada para 1º de agosto, com convenções entre 26 e 28 de junho. Caso a decisão do TSE seja favorável a Washington, as datas serão anuladas. Caso o TSE julgue o recurso improcedente, os nomes do ex-prefeito Diego Feitosa e da presidente da Câmara e prefeita interina, Dona Nazinha, já são comentados na base aliada. Na oposição, o nome será do médico Rosemberg Macedo, o Dr. Lorim. Seja qual for a decisão, Washington continua confiante.


A palavra é reincidência

Afastado em setembro de 2012, por desvio de verbas e contratação irregular, o prefeito de Barro, Marquinélio Tavares (PSD), parece não ter aprendido a lição. Ele voltou a ser cassado no último dia 16, pelo juiz eleitoral (92ª Zona), Luzinaldo Alves Alexandre. Junto com o vice, Vanderval (PSD), Marquinélio é acusado de abuso de poder político e econômico, ao utilizar da máquina pública para fazer contratações ilegais durante as eleições de 2020. A dupla foi condenada, ainda, por provocar aglomerações durante a pandemia do covid-19. Da decisão, cabe recurso e os dois continuarão nos cargos. Em resposta à imprensa local, Marquinélio disse estar tranqüilo, e atacou: “quem não tem voto tenta vencer na Justiça”. E foi além: “irei provar que sou um homem honesto!” Em 2012, Marquinélio foi afastado pela Câmara e pelo Tribunal de Justiça.

Pela cassação
E os candidatos eleitos de Granjeiro, Chico Clementino e Kleber Freitas, tiveram a primeira derrota na luta pela manutenção no poder. Os dois amargam parecer do Ministério Público Eleitoral pela cassação dos diplomas e pagamento de multas. Chico Clementino e Kleber foram acusados de compra de votos, ou captação ilícita de votos, durante a campanha eleitoral de 2020. O parecer do promotor Thiago Freitas Camelo, publicado no dia 19, segue para manifestação da Justiça Eleitoral (62ª Zona Eleitoral), que decidirá o futuro da chapa, que usou a imagem e foi apoiada pelo grupo do prefeito assassinado João Gregório, o João do Povo. O caso chocou o Estado e teve o vice-prefeito preso. Prefeito e vice não se manifestaram sobre o parecer do MP Eleitoral. Devem esperar pela decisão da Justiça, em primeira instância.

Lockdown sob pressão
O aumento dos casos e mortes por covid-19, somada a indecisão da gestão do prefeito Isaac Júnior, em Mauriti, fez o Ministério Público do Estado orientar pelo lockdown para conter o avanço da doença. Vale lembrar que, recentemente, Jardim, Barbalha e Farias Brito decretaram lockdown, sem a necessidade de orientação do MP. Acatando a orientação, a secretária de Saúde, Evânia Furtado, aproveitou para transferir a culpa para a região, dizendo que as cidades do Cariri sofrem com um cenário de colapso na saúde. Tenta tirar a responsabilidade da sua gestão. O isolamento social rígido em Mauriti teve início no dia 20 e segue até 1º de junho. Estão proibidas as atividades não essenciais e foi decretado toque de recolher das 20h às 5h, mas haverá flexibilização no comércio, que funcionará com 25% da capacidade durante a semana. Para quem descumprir, multa de R$ 3 mil a R$ 75 mil.

Câmara sem Mesa
A Câmara de Farias Brito terá que realizar nova eleição para sua Mesa Diretora. A decisão, publicada no último dia 18, é do juiz José Pimentel, em atendimento a mandado de segurança da vereadora Heloisa de Menezes, sobre o princípio da proporcionalidade partidária na composição da Mesa. A vereadora é do PCdoB, maior bancada com cinco parlamentares, mas ficou fora da Mesa por fazer oposição ao prefeito Deda Pereira. A Mesa está composta apenas por vereadores do PDT, partido do prefeito, que elegeu quatro vereadores. Apesar da ilegalidade ter uma motivação política, a decisão teve por base a “simples análise aritmética” entre o número de cadeiras da Casa e sua composição partidária da Mesa. O presidente Flávio Jorge tem 30 dias para realizar nova eleição. Vale salientar que a Câmara é composta por apenas pelos partidos PCdoB, PDT e PT.

Obra inaugurada
A gestão do prefeito Edson Veriato, em Potengi, está envolvida em mais uma polêmica. Desta vez, a Prefeitura anunciou em suas redes sociais oficiais a inauguração de três “quebra-molas” na rua Antônio Guedes Neto. Na postagem, a Secretaria de Infraestrutura e seu secretário, Cícero Pio, comemoraram o atendimento a uma reivindicação da população. Apesar da comemoração, a postagem virou chacota, que aponta a “obra” como grande feito da gestão. Nas mesmas redes sociais, a população lembra de obras emergenciais que estão paralisadas. Entre outras, fotos de uma escola infantil, onde o muro caiu há quatro meses e nada foi feito para recuperar. Enquanto as polêmicas aumentam e as críticas tomam conta da opinião pública, o prefeito Edson Veriato continua em silêncio. O prefeito se limita a falar, por exemplo, sobre datas comemorativas.

Enquanto isso…
… As notícias da gestão Edson Vaeriato, em Potengi, enfim, saíram da polêmica e das críticas administrativas. No dia 14, o prefeito esteve com lideranças ligadas à federação e associações comunitárias, além do Sindicato dos Rurais. Os segmentos acusavam o prefeito de abandonar o movimento popular depois de chegar à Prefeitura.


… No mesmo dia 14, Edson anunciou visita ao gabinete do deputado estadual Renato Rosendo. E já anunciou para breve a realização de ações com o ajuda do deputado do seu partido, como: moradias populares, espaço mais infância, construção de estádio, museu do ferreiro, centro cultural e sistema de abastecimento de água. Na verdade, tudo são projetos.


… Antonina do Norte e Brejo Santo foram pegos de surpresa com uma informação de que a Secretaria de Saúde do Estado teria relacionado os dois municípios no nível de alerta para a nova variante indiana da covid-19. O alerta teria incluído outros 10 municípios do Ceará. Os dois municípios caririenses negaram a existência da variante.


… A variante foi identificada em vários países, sendo no Brasil o estado do Maranhão. Brejo Santo observa que o Município compõe a lista por ter identificado a variante de Manaus. Já Antonina do Norte disse desconhecer os motivos da inclusão na lista e garante: a variante não foi identificada no Município. A Secretaria de Saúde do Estado não deu maiores detalhes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ