Jornal do Cariri
Nelinho enfrenta vetos de aliados de Elmano para ser candidato
19/12/23 0:00

Complicou a indicação do assessor especial do governador Elmano de Freitas, Nelinho de Freitas, para ser o candidato do PT a prefeito de Juazeiro do Norte. O deputado estadual Davi do Raimundão vetou a escolha de Nelinho. Usou argumentos fortes para defender o veto ao nome de Nelinho. Essas justificativas estão sendo levadas ao próprio governador Elmano e ao ministro Camilo Santana. Essa posição adotada por Davi e seu pai, o ex-prefeito Raimundo Macedo, implode no nascedouro a candidatura de Nelinho. A família Macedo admite votar e trabalhar a favor da candidatura do deputado estadual Fernando Santana. Se Fernando Santana não for o candidato, Davi quer que seu nome e de outros pretendentes sejam colocados na mesa para um debate franco com todos os apoiadores do Abolição em Juazeiro do Norte. Ciente que a candidatura de Nelinho está naufragando, o prefeito Glêdson Bezerra nem a levou a sério. E concentrou suas críticas na polarização com Fernando Santana. Essa estratégia dele é arriscada. Afinal, Fernando Santana rebate com argumentos as cobranças do prefeito Glêdson. O eleitor será quem acabará por decidir quem tem razão. Outra dificuldade apontada na base do Governo Elmano, sobre lançar Nelinho, é o seu comportamento. Nem virou ainda candidato e seus críticos dizem que ele está de nariz empinado e se comportando como já fosse o prefeito eleito. Reclamam dizendo: se ganhar, se isolará de quem o elegeu. Nelinho rebate a todos: sempre fui do diálogo, e minha atuação política é da conversa, e do respeito aos compromissos.

Cid Gomes continua sem partido para ser seu
Se mantém o impasse sobre o futuro partidário do senador Cid Gomes e do seu grupo de dissidentes do PDT. Na reunião desta segunda (18), foram apresentadas duas opções de partido: o PSB e o Podemos. Foram descartadas outras duas siglas: o PRD, a fusão do PTB com Patriotas, e o Avante. O PRD é de Roberto Jeferson, que está preso. Cid Gomes ouviu aos deputados e prefeitos, que rejeitaram o Podemos e, majoritariamente, apoiaram o ingresso no PSB. O próprio presidente estadual do PSB, Eudoro Santana, concordou em ceder para Cid Gomes a presidência. Mas, apareceu um problema na ida para o PSB. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o prefeito de Recife, disseram a Cid que o partido o aceita, com todos aliados. Mas, impôs uma única exigência: o PSB de Fortaleza apoiará à reeleição do prefeito José Sarto. Cid Gomes disse que não tinha como concordar com esse apoio. O PSB afirmou ser impossível revertê-lo, pois isso implicaria em uma crise na campanha do prefeito João Campos, que está trocando sua vice do PDT por um petista, dando como recompensa o apoio a Sarto. Cid Gomes insistiu para o PSB reavaliar. Está difícil. E marcaram uma nova reunião para final de janeiro. Hoje, Cid Gomes está tão desesperado, que está propenso se filiar ao PSB, mesmo apoiando o inimigo em Fortaleza.

Yury mostra força e ganha adesão inesperada
Surpreendeu a todos o poder de articulação do deputado federal Yury do Paredão para o ato de sua filiação ao MDB, na quinta-feira (14). Além da cúpula nacional e estadual do partido, Yury conseguiu levar vários prefeitos, na maioria da base aliada do governo Elmano, além de lideranças de toda a região do Cariri. Quem referendou a boa articulação de Yury no grupo governista foram os três principais nomes para a disputa na eleição de 2024 em Juazeiro do Norte, pela base do Abolição: Nelinho Freitas, Davi de Raimundão e Fernando Santana. Os três reconheceram a grandiosidade do encontro de filiação, que reuniu nomes como o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, presidente estadual, Eunício Oliveira, o ministro das Cidades, Jader Filho, a vice-governadora do Ceará, Jade Romero, e o governador do Pará, Helder Barbalho. Para a maioria dos presentes, agora, o objetivo de Yury no MDB é alçar voos maiores.
 
Yury vai organizar shows do Festival Expocrato 2024 
Apesar de não ter ainda o anúncio oficial, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, é pacifico a informação de que o Festival Expocrato de 2024 vai ficar sob a promoção de uma empresa ligada ao deputado federal Yury do Paredão. Essa decisão do Abolição já foi comunicada ao empresário João Carlos, proprietário da Arte Produções, responsável pela festa até 2023. Ainda não se sabe quem bancou essa decisão. João Carlos era indicação de Osmar Baquit e Di Assis Diniz, ainda quando geria a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Ao ser informado, João Carlos teria lamentado a falta de consideração. João Carlos não encontrou um padrinho do Cariri e isso teria sido fundamental para a sua queda. Teria prevalecido as negociações locais. Outro que poderia estar preocupado com a mudança, seria o promotor aposentado Leitão Moura, que comanda a gestão do Parque de Exposição. Mas, a força de Cid Gomes, junto a Camilo Santana, deve mantê-lo.
 
Zé Ailton conversa com Camilo sobre sucessão 
Há cerca de 20 dias, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, e o ministro da Educação, Camilo Santana, tiveram um encontro em Brasília. Além da agenda oficial, Camilo e Zé Ailton começaram a discutir sobre a sucessão cratense. A conversa foi mantida sob sigilo até pouco tempo, mas acabou vazando. Os dois teriam colocado em um papel cinco nomes preferenciais e riscaram dois. Hoje, a disputa no Crato teria apenas três opções de candidato para a discussão que deve acontecer em abril. A ideia seria, antes, levar os nomes para apreciação do deputado federal José Guimarães e também do governador Elmano de Freitas, para riscar mais um. Em abril, devem constar apenas duas opções, provavelmente, candidato e vice. Os três nomes na lista de Zé Ailton e Camilo é um verdadeiro segredo de estado.

Filiação de Guilherme deve acontecer em 2024
Somente na primeira quinzena de janeiro, os três prefeitos do Cariri – Barbalha (Guilherme Saraiva), Aurora (Marcone Tavares) e de Nova Olinda (Italo Brito) - devem se filiar oficialmente ao PT. A data inicial divulgada no evento de filiação do presidente da Alece, Evandro Leitão, seria no dia 03 de janeiro. Contudo, o presidente estadual do PT, Antonio Conin, disse que uma grande festa como a realizada para Evandro, será promovida para receber os oito novos prefeitos que se filiarão ao PT. Três são do Cariri. O adiamento dessas filiações se deu para que Evandro Leitão pudesse brilhar sozinho no evento ocorrido no sábado, em um hotel da Avenida Beira-mar, em Fortaleza. O ministro Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas preferiram esse modelo. E o PT consentiu. Os três prefeitos do Cariri e os outros cinco de outras regiões do Ceará, já são petistas. Falta, apenas, eles ganharem uma festa para mostrar a força política no novo partido, às vésperas de uma disputa eleitoral que está marcada para outubro do ano que vem.
 
Disse me disse…
Tensão em Iguatu, no vizinho Centro-Sul. Presidente da Câmara, Marconi Filho, gravou vídeo denunciando estar sendo ameaçado por um suplente de vereador.

O autor das ameaças é o suplente Eudisvan Silva, que é violento, segundo presidente Marconi Filho, e já é processado com base na Lei Maria da Penha.
 
Esse ambiente de conflito no Legislativo precisa ser contido e não se repetir em outras câmaras da região Centro-Sul e do Cariri.

O vereador Pedro Lobo deve continuar sua saga de desgastar a relação com a base governista cratense, mesmo depois de uma conversa com Zé Ailton.
 
Agora, Pedro está bancando o evento Avante Crato, que acontecerá no dia 22, com PCdoB e PV. Socorro Lobo, irmã de Pedro, está à frente.
 
Ainda no Crato, o vereador Lucas Brasil e seu pai, Roberto Brasil, estão sendo cobrados pela cúpula do PSDB no estado por uma definição.
 
Élcio Batista e Tasso Jereissati deixaram claro que não aceitam o PSDB na base governista, em qualquer que seja a situação. Decisão verticalizada de não ter aliança com o PT.

Desculpe a ignorância, sem opções partidárias, o deputado Guilherme Landim vai permanecer no PDT até março de 2026?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ