Jornal do Cariri
Na Base da Chinela perpetua forró pé de serra no Cariri
Banda formada por caririenses eleva gênero musical
Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
28/06/22 11:00

Difícil imaginar o período junino sem um bom forró pé de serra fazendo o público dançar e reviver a emoção e a nostalgia que o gênero transmite. No Cariri, o grupo Na Base da Chinela leva aos terreiros e palcos da região o gostinho do verdadeiro arrasta-pé.  Flauberto Gomes, Ranier Oliveira, Tâmara Lacerda  e Vinícius Pinho são os atuais integrantes da banda, que se inspira em nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro, apresentando releituras, com novos arranjos e identidade própria, de músicas do forró.

O pontapé inicial, como lembra Ranier, nasceu através do contato com o acordeon, que resultou em uma pesquisa sobre o forró. O momento de estudo resultou na inserção no tema com mais afinco. O retorno ao Cariri, após temporada no Rio de Janeiro, fez nascer o grupo que viria a se tornar o Na Base da Chinela, que foi recebendo mais integrantes ao longo do tempo e mergulhando nos ritmos nordestinos com afinco.

Segundo Vinícius Pinho, no processo de consolidação do conceito do trabalho, o grupo enxergou aspectos que vinham de forma orgânica. Além do debruçar-se sobre o repertório, somaram-se também preocupações, como as referentes à identidade da linguagem. Assim, a proposta foi pensada para que o público imergisse no universo das festas mais interioranas, com o forró de raiz além da sanfona e do forró – as cordas, a poesia, a literatura das palavras e até brincadeiras com as histórias contadas também marcam presença nas apresentações.

“É nesse sentido que essa pesquisa vai se dando. Do fruto de uma paixão que temos todos por esse gênero, por esse universo”, comenta Vinícius, ao citar que o Na Base da Chinela dá sequência à missão de perpetuar esse fazer cultural. “O carinho que a gente tem, a matriz que está presente em vários momentos que a gente vive com atores da tradição – mestres e mestras de cultura. Tudo começa com carinho que existe por aquilo, que leva a um aprofundamento. E essa paixão, esse carinho, esse aprofundamento frutificam, de forma muito natural e orgânica, essa sonoridade”, complementa.

Atualmente, as apresentações do Na Base da Chinela percorrem vários festejos, dentro de programações de espaços locais e também de entidades, como o Sesc. Além disso, a banda acompanha alguns artistas, entre eles Ana Paula Nogueira, João do Crato e João Cláudio Moreno.

Para acompanhar o Na Base da Chinela e conferir sobre agenda e apresentações, o grupo possui perfis em redes sociais, como Instagram e YouTube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ