JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Museu Histórico do Crato será restaurado após 15 anos
Obras de restauração custarão R$1,3 milhão
Foto: Divulgação
Natália Alves
15/04/25 10:00

A ordem de serviço para a restauração do Museu Histórico do Crato foi assinada na última semana. Patrimônio histórico do município, o local receberá obras de restauração no valor de R$1,3 milhão, com previsão de conclusão do trabalho em 10 meses. O equipamento, datado do final do século XIX, estava fechado há mais de 15 anos, após ter sido interditado em 2024 por risco de desabamento.

O projeto prevê a restauração das fachadas e pisos, a instalação de plataformas de acessibilidade e a recuperação integral das características arquitetônicas identitárias do prédio. O museu possui tombamento municipal e estadual, onde foi abrigo de importantes instituições do município, como a Câmara de Vereadores, a sede da Prefeitura e a antiga Cadeia Pública.

“Serão realizados estudos minuciosos para garantir que cada detalhe remeta com precisão à essência original”, pontuou o secretário municipal de infraestrutura do município, Lucas Maximino. Além do Museu Histórico, o projeto prevê a completa revitalização do Museu de Artes Vicente Leite, para integrar os dois locais em um único ciclo expositivo. A previsão é que a obra seja concluída até dezembro de 2025.

“A empresa contratada para a execução dos serviços é a mesma que atuou na revitalização do Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza. O projeto visa recuperar não apenas a estrutura do prédio, mas também consolidá-lo como um espaço de valorização da história e da cultura regional”, destacou o prefeito do Crato, André Barreto (PT).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE