Jornal do Cariri
Municípios recebem nova edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas
Programação abrange 192 grupos artísticos, 337 ações nas linguagens artísticas
Foto: Ribamar Neto
Joaquim Júnior
22/08/23 11:00

A partir desta quinta-feira (24) até o próximo domingo (27), o Cariri tem um encontro marcado com a Mostra Sesc Cariri de Culturas. O evento, realizado há mais de 20 anos, terá programação gratuita em toda região caririense e em mais três cidades da região Centro-Sul do Ceará. Para a abertura, na quinta, está previsto o show de Baby do Brasil, às 20h, no Parque de Eventos Pedro Felício Cavalcanti, em Crato.

“Em todas as edições, público e artistas vivenciam múltiplas experiências estéticas e de imersão cultural, a partir do diálogo entre tradição e contemporaneidade. Sempre pensando em sua missão de formação repertório e artística, além de fomentar a circulação de produções artísticas e fruição cultural”, destaca Alemberg Quindins, gerente de Cultura do Sesc. Ele destaca que a Mostra vem se consolidando como um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil e foi realizada até mesmo durante a pandemia de covid-19, de forma híbrida. “Gostaria de aproveitar o espaço para convidar todos para respirar esses dias de muita arte, cultura nesse imenso caldeirão que é o Cariri”, convida.

A programação da Mostra abrange 192 grupos artísticos, 337 ações nas linguagens de Artes cênicas, Artes visuais, Audiovisual, Biblioteca, expressões da tradição, Literatura, Música e oficinas de formação artística. Ao todo, serão 1.828 artistas, músicos, mestres e brincantes da tradição circulando em todo o Cariri, chegando até o Centro-Sul, nas cidades de Iguatu, Orós e Icó.

Pela terceira edição, a Mostra realiza ações voltadas à campanha que busca o reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade. Com o tema “Chapada do Araripe – Patrimônio Dá Humanidade”, a iniciativa aborda os valores universais  que compõem esse bem patrimonial, como paleontologia e, neste ano, a flora do bioma da Floresta Nacional do Araripe sob o olhar do artista caririense Pachelly Jamacarú. Além de construir a identidade visual do evento e de uma exposição de artes visuais, ele fará o show de encerramento, marcado para o dia 27, às 21h, na Praça Siqueira Campos,em Crato

Ainda durante o evento, será inaugurado o Museu Orgânico Terreiro Cultural da Mestre Maria de Tiê, na sexta (25), em reconhecimento à figura de Maria de Tiê, liderança comunitária e mestra responsável por manter viva a Dança do Coco e o Maneiro-Pau na Comunidade Quilombola dos Souza, no Sítio Vassourinha, no município de Porteiras. Este será o 14º museu orgânico do projeto, realizado em parceria com a Fundação Casa Grande, que valoriza o saber popular, transformando a casa dos mestres da cultura em lugar de memória.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ