JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Municípios realizam campanha de vacinação contra gripe
Postos de saúde possuem imunizante contra a gripe
Foto: Ascom Juazeiro do Norte
Joaquim Júnior
29/04/25 10:30

A campanha nacional de vacinação contra a influenza, que teve início no dia 7 de abril, tem registrado procuras que variam entre baixa e satisfatória nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência, profissionais de saúde e professores.

Evanusia Lima, coordenadora da Vigilância em Saúde em Crato, conta que, no município, a procura pela imunização está dentro do esperado. Até a última semana, mais de 3.600 doses de vacina influenza já tinham sido aplicadas em diversos grupos prioritários. Ela conta que não há previsão de encerramento da campanha. Inclusive, o Dia D Nacional, assim como o Dia D municipal da vacina de Influenza, será realizado no dia 10 de maio.

“A vacina contra a Influenza é uma das principais formas de proteção contra a gripe, uma doença que pode parecer simples, mas pode trazer complicações graves, especialmente em crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Não deixe para depois! Procure o posto de saúde mais próximo com seu cartão de vacinação e um documento com foto. Vamos juntos proteger nossa comunidade!”, enfatiza.

Já em Barbalha, a meta é imunizar 28.475 pessoas pertencentes aos grupos elegíveis. Até o momento, o município recebeu 11.950 doses da vacina. De acordo com Samira Coelho, secretária executiva de Saúde, apesar da estrutura e da disponibilidade nos postos de saúde, a procura pela vacina ainda está abaixo do esperado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a baixa adesão pode estar relacionada ao aumento dos casos de síndromes gripais, o que acaba gerando receio em algumas pessoas.

“No entanto, há otimismo em relação ao cumprimento das metas, já que o município vem intensificando estratégias de vacinação”, relata Samira, ao enfatizar que a imunização ajuda a prevenir complicações decorrentes da Influenza, internações, óbitos e sobrecarga dos serviços de saúde. “Além disso, a vacina contribui para reduzir sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”, conclui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE