Municípios participam de campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres
Iniciativa é uma campanha da Organização das Nações Unidas (ONU)
Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Joaquim Júnior
30/11/25 9:00

Através da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres, municípios do Cariri intensificam ações voltadas às políticas de combate à violência de gênero. A iniciativa foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2025, ela traz como tema “UNA-se para Acabar com a Violência Digital contra Todas as Mulheres e Meninas”, dando foco ao avanço à importância da segurança digital para a igualdade de gênero.

No município de Crato, a campanha conta com atividades realizadas em equipamentos públicos, escolas, territórios e espaços de acolhimento. O objetivo é fortalecer a rede de proteção, ampliar o diálogo sobre igualdade racial e de gênero e sensibilizar a população sobre a importância de denunciar e combater todos os tipos de violência. As ações têm à frente a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e a Casa da Mulher Cratense.

Já em Milagres, a agenda é abraçada através da Casa da Mulher Milagrense, que mantém uma programação voltada para a conscientização da população. “Em Milagres, esse compromisso se traduz em ações educativas, rodas de conversa, formações, mobilizações comunitárias e atividades que aproximam o debate da vida cotidiana das pessoas. A proposta é simples e poderosa: criar consciência, incentivar denúncias, fortalecer redes de apoio e garantir que nenhuma mulher se sinta sozinha”, apresenta.

De acordo com a ONU, uma em cada três mulheres sofre algum tipo de violência ao longo da vida. Como aponta a Agência Senado, os ataques no ambiente virtual vão do compartilhamento não consentido de imagens íntimas a deepfakes, ameaças, cyberbullying e perseguição. Jornalistas, ativistas, políticas e defensoras de direitos humanos — sobretudo mulheres negras, indígenas, com deficiência ou LGBTQIA+ — estão entre as principais vítimas. 

Fonte: Agência Senado

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE