Municípios melhoram Índice de Desenvolvimento Sustentável
Santana do Cariri e Crato são cidades signatárias de programa sustentável
Foto: Ascom Crato
Joaquim Júnior
21/10/25 8:30

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) deste ano apresentou dados relacionados à evolução das cidades em direção à Agenda 2030 da ONU, plano de ação global que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados até aquele ano. Em relação aos municípios do Cariri, Araripe aparece na primeira posição do ranking, com média de 53,54 pontos. Na última colocação caririense aparece Missão Velha, com 43,1 pontos. Até 39,9 o índice é considerado muito baixo; até 49,9 é baixo; até 59,9 é médio; até 79,9 é alto; e, acima disso, muito alto.

A divulgação do Índice foi feita em Brasília, no Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, que teve como tema “As cidades no centro da ação climática e da redução das desigualdades”. Na ocasião, foi anunciado que o IDSC-BR apresentou melhora na média nacional: este ano, subiu para 49,9 pontos. Como avaliou o diretor-presidente do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, esta é uma grande notícia para o país. “Quando a gente fala com as gestoras e gestores municipais, locais e líderes territoriais, a gente fala da Agenda 2030 como um instrumento importante de desenvolvimento daquele território, com uma lógica de objetivos, metas e indicadores”, pontuou.

Os ODS incluem erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia acessível e limpa; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.

Presente no evento, André Barreto, prefeito do Crato, falou que “o desafio de governar é pensar o presente com os olhos no futuro”, e enfatizou que “o desenvolvimento sustentável é mais que uma meta de gestão – é um compromisso com a vida, com o território e com as pessoas”. Crato, uma das cidades signatárias presentes no Programa Cidades Sustentáveis (PCS), possui pontuação de 43,51 no ranking. Outra cidade caririense que integra o PCS é Santana do Cariri, que contabilizou média de 46,89 pontos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE