Jornal do Cariri
Municípios intensificam ações contra a evasão escolar
Em Juazeiro do Norte, foram realizadas 304 matrículas e rematrículas até o mês de abril
Foto: Ascom Prefeitura de Juazeiro do Norte
Joaquim Júnior
30/05/23 8:30

Uma pesquisa do Serviço Social da Indústria/ Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi/Senai), em parceria com o Instituto FSB Pesquisa, aponta que o Brasil enfrenta um alto índice de evasão escolar. A falta de condições e a necessidade de trabalho são algumas das principais causas responsáveis pelo abandono escolar. Nadando contra a corrente, a Educação caririense atua com o movimento de busca ativa.

Dados do Selo Unicef apontam que, até a primeira quinzena de abril, municípios do Cariri que possuem busca ativa conseguiram levar de volta à sala de aula 1.199 alunos da rede pública municipal de ensino (18,36% a mais do que a meta estabelecida). Em Juazeiro do Norte, por exemplo, enquanto a meta era de buscar 291 estudantes, foram realizadas 304 matrículas e rematrículas.

Willyam Sousa, assessor de Programas e Projetos da Secretaria de Educação (Seduc) de Juazeiro do Norte, conta que são feitos o monitoramento e o acompanhamento constantes da frequência escolar. A partir de três faltas, as escolas são orientadas a entrar em contato com os alunos para entender o porquê do afastamento. “Caso o aluno não retorne, isto é, não ocorra êxito com essa ação é feita uma visita domiciliar”, explica.

De acordo com o assessor, entre as ações desenvolvidas, estão o Programa Educação e Família e o Projeto Pais Presentes, voltados para o estreitamento de vínculos e responsabilização do papel da família junto à escola para o processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ