JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Municípios fazem busca ativa para imunizar com a tríplice viral
Procura da população é crucial para atingir meta de vacinação
Foto: Ascom Juazeiro do Norte
Joaquim Júnior
01/07/25 8:33

A vacinação Tríplice Viral, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba, continua nos municípios do Cariri. De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará, os últimos casos de sarampo confirmados foram no ano de 2021. Na época, houve a confirmação de dois casos de sarampo– deles, um foi na cidade do Crato. No ano de 2025, de acordo com a Sesa, 16 casos suspeitos já foram registrados no Ceará – também descartados após exames. No caso da rubéola, o estado não apresenta casos desde 2008.

Para aumentar a cobertura vacinal, os municípios realizam busca ativa. Em Crato, como explica Evanúsia Lima, coordenadora da Vigilância em Saúde, a ação é realizada semanalmente e enviada à Secretaria de Saúde local para posterior, mensalmente, haver envio à Área Descentralizada de Saúde (ADS). Como destaca, a Tríplice Viral faz parte do calendário de rotina para crianças a partir de 12 meses, crianças e adolescentes até 14 anos e adultos até 59 anos de idade não vacinados ou que não completaram o esquema vacinal.

“Esse ano, foram aplicadas 1.911 doses de vacina Tríplice Viral no município do Crato”, apresentou Evanúsia, ao lembrar que a imunização está disponível gratuitamente no SUS e pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde. Ela enfatiza, inclusive, que a alta cobertura vacinal é a única forma de evitar surtos.

Em Juazeiro do Norte, segundo Ana Luísa Leite, coordenadora de Imunização, a Secretaria de Saúde realiza ações de vacinação tanto voltadas à atualização da caderneta como de intensificação de busca ativa. Ela cita que as metas da Tríplice Viral estabelecidas pelo Ministério da Saúde são de 95%, tanto para a primeira como para a segunda dose. Atualmente, Juazeiro conta com 84,93% e 74,17% na primeira e na segunda dose, respectivamente. “Continuamos trabalhando para que este número de 95% seja atingido”, afirma, ao deixar o convite para que a população procure uma unidade de saúde mais próxima para atualizar a caderneta vacinal.

De Barbalha, Natanael Marcolino, diretor da Vigilância em Saúde, enfatiza que a ação de imunização da tríplice viral é a responsável por não haver registro de casos. “As metas vêm sendo alcançadas e totalmente cobertas. A 1ª dose está em 95,82% e a 2ª dose em 85,55%”, enfatiza. Como destaca, a rubéola e o sarampo são enfermidades altamente contagiosas, que podem causar complicações graves, especialmente em crianças, gestantes e pessoas com a imunidade comprometida. “A única forma segura e eficaz de manter essas doenças sob controle é garantindo que toda a população esteja com o esquema vacinal em dia”, comenta, ao reforçar o convite: “procure a unidade de saúde mais próxima, leve sua caderneta de vacinação e atualize suas vacinas.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE