Municípios enaltecem ajustes nas contas em 2025
Prefeitos relatam dificuldades nas contas
Madson Vagner
06/01/26 0:00

Os prefeitos da região do Cariri, grande parte em primeiro ano de mandato, deixaram claro que atravessaram um ano de muitas dificuldades. Pelo menos, cinco gestões enalteceram o esforço para manter as contas em dia, ressaltando, entre outros, os salários dos servidores pagos dentro do mês vigente. Entre os reeleitos, João Paulo, em Mauriti, e Déda Pereira, em Farias Brito, ressaltaram o compromisso com destaque administrativo. No caso de Mauriti, o gestor apresentou o prêmio “Qualidade em Transparência”. Em Caririaçu, o prefeito Acácio Leite manteve o que vinha sendo organizado pelo ex-prefeito Edmilson Leite. Aliado, disse ter recebido a máquina pública nos trilhos. Em Abaiara e Altaneira, a avaliação é diferente e o desafio é bem maior. Os prefeitos Professor Angim (PT) e Késia Alcântara (PSB), respectivamente, tiveram mais problemas para fechar o ano com as contas em dia. Receberam a gestão de adversários, a quem acusam de entregar uma verdadeira “herança maldita”. Terão muito trabalho ainda em 2026.

Presente de luxo

O presidente da Câmara de Altaneira, Deza Soares (PT), resolveu presentear sua gestão com um carro de luxo: um Jeep Commander avaliado em R$ 200 mil. Claro, na explicação, tudo é para o bom andamento das atividades. Como diz a nota assinada por Deza, “a aquisição do veículo tem como finalidade auxiliar e melhorar o desenvolvimento dos trabalhos legislativos”. O carro ficará a serviço da Mesa Diretora. Ainda conforme versa a nota, “a Casa Legislativa passará por mudanças estruturais, com foco na melhoria do espaço físico”.

Desvalorização continua

Apesar de questionado sobre os valores aplicados no concurso – abaixo dos pisos para cargos de nível superior – o prefeito Anderson Eugênio (MDB) parece disposto a manter a desvalorização. Em entrevista coletiva, no dia 30, o prefeito jogou toda a responsabilidade para a população, ao garantir que “esse governo é feito para o povo”. Segundo o gestor, vai fazer o concurso por vontade própria, já que mesmo com a recomendação do Ministério Público, por irregularidades nas contratações temporárias, poderia adiar a realização. Deixou prometido para o fim do primeiro semestre de 2026. E para finalizar a coletiva, foi direto ao elogiar sua própria gestão: “para conhecer um bom gestor é preciso ver como ele cuida da sua casa e da sua credibilidade perante os munícipes”.

Enfim, dinheiro na conta

Depois de muita discussão sobre a suplementação ao orçamento de 2025 em Aurora, os servidores receberam seus vencimentos de dezembro. Tudo graças à aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A disputa entre o presidente da Câmara, Osasco Gonçalves (PT), e o prefeito Marcone Tavares (PT), pela suplementação de R$ 14 milhões, prejudicou os servidores, que precisaram esperar. Nas redes sociais, o prefeito chegou a dizer que a Câmara queria parar a cidade por “politicagem”. O presidente Osasco respondeu dizendo que o valor era muito grande para ser gasto em poucos dias e qualificou as acusações como mentirosas. Em 2026, a “guerra” entre os petistas promete mais embates.

Enquanto isso...

Ainda em Aurora, a especulação geral é se a disputa política entre o presidente Osasco e o prefeito Marcone pode prejudicar o município. Em 2024, o Legislativo atendeu em parte a suplementação e em 2025 não cedeu.

A guerra exposta nas redes sociais, inclusive com ameaças, é avaliada como a falência do diálogo entre os dois poderes. Há um temor de que a ameaça de paralisação se confirme.

Em clima bem mais tranquilo, o prefeito de Antonina do Norte, Antônio Filho (PDT), esteve na Câmara, em 1º de janeiro, para a posse do novo presidente Jaercio Barbosa (PT), para o mandato de um ano.

Antônio Filho tem a maioria e consegue dialogar a ponto de conseguir indicar o presidente da Casa. A harmonia vem desde o primeiro mandato. Antônio foi presidente da Casa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE