JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Municípios em fase final da transição de governo
Registro de reunião de transição em Várzea Alegre
Foto: Prefeitura de Várzea Algre
Robson Roque
10/12/24 14:30

Municípios do Cariri estão finalizando o período destinado à transição de governo. Nas cidades em que houve alternância de poder, nas eleições deste ano, governos atuais e eleitos formalizaram equipes técnicas para troca de informações. Entre os dados repassados, estão acesso a documentos, como contratos administrativos, licitações, folha de pagamento, relatórios gerenciais e contábeis.

As cidades mais adiantadas, em termos de reuniões realizadas para discutir a transição são: Várzea Alegre, que já reuniu as equipes quatro vezes; Altaneira e Crato, que realizaram três encontros. Em Várzea Alegre, foram definidas visitas às secretarias de Educação, Saúde e Infraestrutura, “para garantir a eficácia e o aprofundamento das informações possíveis”, como explica o coordenador da transição, Mattheus Bezerra. Visitas técnicas também são feitas em outras cidades.

A transição tem sido mais tranquila em municípios nos quais os atuais prefeitos conseguiram eleger aliados, como em Crato e Várzea Alegre. Em outras, as equipes enfrentam impasses, sobretudo associados à insuficiência ou mesmo ausência de dados e outras informações. Em Campos Sales, a equipe do prefeito eleito Moésio Loiola (PSB) reclama que o governo de João Luiz (PT) não repassou todas as informações solicitadas. Estas situações podem ser judicializadas.

Em Altaneira, a equipe de transição pretende visitar os almoxarifados e confrontar os itens existentes com os previstos em sistemas eletrônicos. “Este momento é crucial para garantir que todos os desafios sejam enfrentados com planejamento e responsabilidade”, argumentou a prefeita eleita de Altaneira, Késia Alcântara (PSB).

A transição de governo foi dispensada em 14 cidades nas quais os prefeitos foram reeleitos: Antonina do Norte, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Farias Brito, Granjeiro, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Missão Velha e Santana do Cariri. Os demais municípios formalizaram equipes de transição, cujos trabalhos estão em fase final. São eles: Abaiara, Altaneira, Araripe, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Jardim, Milagres, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Tarrafas e Várzea Alegre.

Os processos de transição são fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), que busca garantir a continuidade de serviços e o repasse de informações solicitadas pelos próximos governos. “O trabalho do Tribunal reforça a importância da transparência e do planejamento na transição de governos, contribuindo para a estabilidade administrativa e o atendimento às demandas da população”, afirma Cristiano Goes, diretor de Fiscalização de Atos de Gestão, do TCE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE