JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Municípios do Cariri somam mais de 1,08 milhão de habitantes
Estimativas apontam maior crescimento populacional no triângulo Crajubar
Foto: Arquivo Jornal do Cariri
Joaquim Júnior
02/09/25 0:00

Estimativas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que os municípios do Cariri possuem, juntos, 1.085.851 moradores. O número é 5,3% maior que o registrado no Censo 2022, quando 1.031.157 pessoas foram contabilizadas no estudo do órgão. De toda região, o maior percentual de crescimento populacional no intervalo de tempo foi registrado em Barbalha: de 75.033 para 81.441 habitantes(+ 8,54%). Juazeiro do Norte aparece em seguida, com salto de 286.120 para 305.531 moradores (+6,78%); completando o triângulo Crajubar, Crato ocupa a terceira colocação no ranking, com aumento de 131.050 para 139.027 pessoas (+6,09%).

Da região do Cariri, os municípios de Juazeiro do norte e Crato ocupam, respectivamente, a 3ª e a 6ª posição no ranking entre os municípios do Ceará com mais de 100 mil habitantes.  Do lado oposto, está Granjeiro, com a menor população do Ceará: 4.955 habitantes. Junto a São João do Jaguaribe, Baixio e Guaramiranga, Granjeiro lidera o ranking dos municípios com menos de seis mil habitantes. Juntos, estes quatro municípios representam 0,2% da população do Ceará que, segundo estima o IBGE, chega atualmente a 9.268.836 pessoas.

Ricardo Alexandre, técnico em informações geográficas e estatísticas no IBGE, explica que as Estimativas da População para os Municípios e para as Unidades da Federação são importantes para indicar o quantitativo populacional total dos municípios entre os anos sem realização de Censo Demográfico. “Além disso, em cumprimento ao dispositivo constitucional, as estimativas da população constituem o principal parâmetro para o repasse das quotas relativas ao Fundo de Participação de Estados e Municípios, conduzido pelo Tribunal de Contas da União”, relata.

De acordo com Ricardo, “a metodologia adotada para estimar os contingentes populacionais dos municípios baseia-se na relação da tendência de crescimento populacional do município, observada entre dois censos demográficos consecutivos”. Ele cita, ainda, que as estimativas municipais incorporam, ano a ano, remanejamento da população e resultado de alterações de limite territorial que ocorrem entre os municípios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE