Jornal do Cariri
Municípios do Cariri recebem ações de projeto Cultura e Arte
Ações serão desenvolvidas na zona rural e em bairros periféricos
Foto: Suzana Carneiro
Joaquim Júnior
14/02/23 10:00

Os municípios de Barbalha, Crato e Altaneira recebem, no decorrer de 2023, ações do projeto Cultura e Arte em Comunidades Periféricas, desenvolvido pelo Terreiro Cultural Arte e Tradição. A iniciativa é realizada através do II Edital Escolas Livres de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. A Escola Livre de Cultura e Arte em Comunidades Periféricas tem à frente Mestres e Mestras da Cultura, coletivos artísticos e trabalhadores da cultura de diversas linguagens.

A Escola, segundo a organização, está dividida em quatro eixos: Corpo e Cultura Afro-brasileira; Teatro, Ancestralidade e Cultura Popular; Artes Visuais em Comunidade; e Cultura e Arte Afro-brasileira. A metodologia se baseia nos preceitos da educação popular Freiriana e de base comunitária como mecanismo de empoderamento social.

O produtor cultural Zé Airton, que integra o grupo, conta que construir essa escola contribui para “mudança de hábitos culturais e transformação sociocultural das próprias comunidades beneficiadas através do engajamento nas ações coletivas futuras, que acontecerão através do Terreiro”. Já Mestre Chico se mostra esperançoso em contribuir positivamente junto às comunidades. “Estou muito feliz de poder estar ajudando, dentro do Escola Livre, para evolução cultural dessas pessoas”, afirma.

Segundo Suzana Carneiro, artista integrante do Terreiro, o projeto contribui para o “fomento à cadeia produtiva da cultura e economia criativa local, por meio do aprendizado de novas técnicas artísticas e orientação profissional para o mercado de trabalho no campo artístico e cultural”.

Mais informações sobre esse e outros projetos do Terreiro Arte e Tradição podem ser conferidas no perfil do Instagram @terreiro.arteetradicao.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ