JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Municípios convocam faltosos a concluírem ciclo de vacinação
Cariri vacinou 16% da população com segunda dose
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Robson Roque
27/07/21 8:30

A vacinação contra a covid-19 avança no Cariri, mas o caminho para a imunização total da população caririense ainda é longo, visto que para vacinas como Coronavac, Astrazeneca e Pfizer são necessárias duas doses para imunização. Assim, enquanto 37% dos habitantes da região receberam a primeira aplicação, apenas 16% está com o ciclo completo. O grupo de pessoas imunizadas com dose única é ainda menor: 2%. Ao todo, são 145.777 pessoas que receberam as duas doses e 21.038 que foram contempladas com dose única, totalizando 166.815 caririenses com o ciclo de imunização completo.

Com 9.792 aplicações de segunda dose e 1.113 em dose única, Várzea Alegre tem o maior percentual de pessoas com o ciclo completo (26%). Na sequência, estão Altaneira (24%), Aurora (23%), Porteiras e Potengi, ambas com 22%. Os menores percentuais são registrados em Abaiara, que imunizou 1.492 cidadãos, e Penaforte, que vacinou 1.095 pessoas. No Crajubar, Crato tem 20.217 pessoas totalmente imunizadas, Juazeiro do Norte contabiliza 36.937 e Barbalha 9.300. Os três principais municípios da região somam 8.352 vacinados com dose única.

O secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, detalha que no início da campanha, quando pessoas de 60 anos ou mais eram o grupo prioritário, a secretaria estruturou 15 equipes de vacinadores para atender idosos e pessoas acamadas em domicílio. O restante foi imunizado nos 15 postos de saúde municipais. “Com isso, conseguimos fazer um bom número de pessoas na faixa de 60 anos a mais, inclusive com a segunda dose. Quando passou a ser para as outras faixas etárias, decidimos centralizar e formar equipes de vacinadores fixas em um único local, com apoio de outras secretarias de Governo, principalmente a de Educação, que cedeu as escolas do município”, comenta.

Ivo Leal revela que Várzea Alegre pretende vacinar toda a população acima de 18 anos até 20 de agosto. “Vale destacar que a população acima de 60 anos - todos que tomaram a primeira dose - já recebeu a segunda”, diz Ivo Leal, cujo planejamento é vacinar toda a população acima de 18 anos até 20 de agosto.

Municípios como Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte convocaram pessoas que não compareceram à segunda dose para completar o ciclo de vacinação. Neste último, a coordenadora de imunização, Aline Alencar, ressalta que a gestão municipal mantém uma agenda interna para organizar o fluxo deste público, chamado de “faltosos”. A secretária de Saúde de Barbalha, Sayonara Cidade, pondera que “quem tomou a primeira dose e por qualquer situação não pode tomar a segunda, inclusive por motivo de doença, deve completar o esquema”.

Quanto aos critérios de imunização, as secretarias municipais de saúde no Cariri têm seguido a orientação quanto ao intervalo entre uma aplicação e outra. Tal período na Coronavac é de 28 a 30 dias e, 90 dias para Pfizer e Astrazeneca. “É lógico que, em algum momento, a gente antecipa cinco dias porque é uma logística bem significativa, mas sempre com zelo de não ser menos do que isso”, enfatiza a coordenadora de imunização de Juazeiro, Aline Alencar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE