MPF move ação para proteger a Chapada do Araripe
Municípios devem emitir licenças com a anuência ICMBio
Foto: Divulgação Polícia Federal
Joaquim Júnior
18/02/26 12:00

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com Ação Civil Pública que trata sobre desmatamento na Chapada do Araripe. No documento, o MPF proíbe que os municípios emitam licenças para o desmatamento sem a anuência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além disso, o MPF pediu ao Instituto um parecer técnico sobre o avanço do agronegócio na Chapada.

Conforme matéria publicada anteriormente pelo Jornal do Cariri, a Chapada do Araripe, terceira unidade de conservação mais desmatada do Brasil em 2024, entrou no centro do debate político na Assembleia Legislativa do Ceará. Após denúncias de avanço do agronegócio sobre a área protegida, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) anunciou a articulação de uma Frente Parlamentar para conter o desmatamento e cobrar ações efetivas de fiscalização e proteção ambiental.

Segundo dados do Relatório Anual de Desmatamento, do MapBiomas, a APA da Chapada do Araripe perdeu 5.965 hectares de vegetação em 2024, tornando-se a terceira unidade de conservação mais desmatada do Brasil. Além disso, ambientalistas apontam a compra de até 30 mil hectares por grupos do agronegócio, com projeções que podem chegar a 100 mil hectares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE