Jornal do Cariri
MPCE lança o Programa Vidas Preservadas 2020
Live discutiu impacto da pandemia na saúde mental e a prevenção ao suicídio.
Live aconteceu nesta quinta-feira (6). Foto: Reprodução YouTube
Jaqueline Freitas
06/08/20 20:17

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) lançou, nesta quinta-feira (06), a edição 2020 do Programa Vidas Preservadas, campanha que trabalha a prevenção ao suicídio. O projeto promove, em parceria com órgãos públicos e organizações não governamentais, uma abordagem intersetorial sobre o tema, fomentando o debate, a sensibilização e o fortalecimento de políticas públicas para a promoção da saúde.

O lançamento da edição 2020 do Vidas Preservadas  aconteceu de forma virtual, por meio do canal do MPCE no YouTube, e foi presidido pelo promotor de Justiça e coordenador do programa, Hugo Porto, que revelou uma aceleração da campanha em decorrência da pandemia de covid-19,  já que a crise de saúde mundial tem contribuído para o agravamento de transtornos mentais. “A pandemia nos obrigou a acelerar o passo”, disse o coordenador.

No encontro virtual, a palestrante Marluce de Oliveira, psiquiatra e mestra em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), sugeriu que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sejam equipadas com o atendimento ampliado de psicólogos para enfrentar o que alguns autores estão chamando de pandemia paralela, que é o aumento do sofrimento psíquico por transtorno mental. 

Para o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, a pandemia é a maior crise humanitária na história recente do Ceará, do Brasil e do mundo, e um momiento de muita angústia e incerteza. “Nunca foi tão útil discutir a prevenção e posvenção ao suicídio, com o intuito de termos condições de assistir as pessoas que precisam do nosso apoio”.

No ano passado, o Programa Vidas Preservadas ganhou a adesão da população, principalmente no mês de setembro, quando é realizada a campanha Setembro Amarelo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ