JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
MPCE investiga incêndio de 140 hectares da Chapada
Incêndio começou na última terça-feira (29)
Foto: Robson Roque
Natália Alves
05/11/24 10:30

Um incêndio de grandes proporções que atingiu a Chapada Nacional do Araripe, desde o último dia 29, foi oficialmente declarado extinto na sexta-feira (1º). As queimadas consumiram mais de 140 hectares, o que equivale a cerca de 140 campos de futebol. Em relação aos motivos do incêndio, o Ministério Público do Ceará (MPCE) cobrou a Polícia Civil que investigue se a ocorrência ocorreu de forma criminosa.

O órgão deu um prazo de dez dias para que o ICMBio apresentasse relatório sobre a extensão total do dano à primeira floresta nacional do Brasil. De acordo com o MP, o desmatamento e o uso de fogo em determinadas áreas demandam autorização dos órgãos ambientais, conforme os artigos 26 e 38 da lei Nº 12.651/2012, e quando fora de situações legais, é considerado crime ambiental.

Em relação à extinção das queimadas, o ICMBio publicou nota explicando que “após dias intensos de trabalho conjunto, conseguimos controlar e eliminar todos os focos de calor na área”. O órgão agradeceu, também, ao grupo de 42 pessoas que iniciaram o combate às chamas, como também a todos os envolvidos na operação.

Carlos Augusto, chefe do ICMBio, explicou que é realizado monitoramento constante das áreas da flona. “Todas as vezes que tem focos de calor, a nossa equipe está nos mirantes observando. Esse caso específico foi muito próximo da encosta, se alastrando muito rapidamente, mesmo a nossa equipe tentando fazer o primeiro controle”, pontuou. O chefe do ICMBio explicou, também, que posteriormente será possível realizar novas medições para saber o total de área atingida pelas chamas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE