Jornal do Cariri
MPCE investiga abuso de poder em dois municípios do Cariri
Ações de Investigações Judiciais Eleitorais (AIJEs) foram ingressadas na última quarta-feira (16)
Foto: Ministério Público do Ceará
Juliana Sátiro
22/12/20 14:00

O Ministério Público do Ceará (MPCE) ingressou duas Ações de Investigações Judiciais Eleitorais (AIJEs), nos municípios de Assaré e Antonina do Norte. As ações foram propostas, na última quarta-feira (16), por abuso de poder político e econômico cumuladas com representações por captação ilícita de sufrágio. 

Uma das ações foi ingressada em desfavor do atual prefeito e candidato à reeleição, Francisco Evanderto, e do candidato a vice-prefeito, Antônio Devanildo Caninana Do Carmo. De acordo com investigações, foram realizadas melhorias em localidades privadas de Assaré. Dentre elas estão barreiros, construção de estradas particulares e benfeitorias em terras para plantios. Todas as melhorias foram realizadas por meio de veículo terceirizado, sob as ordens de Evanderto, no período de sua campanha eleitoral. Assim, as condutas se caracterizam como abuso do poder político, abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio.

Já em Antonina do Norte, a ação foi proposta em face do candidato a prefeito José Liborio Leite, da candidata à vice-prefeita, Maria Valdeniza da Costa Dias, do candidato a vereador, Antônio Neto, e do Superintendente da Sohidra, do Governo do Estado do Ceará, em razão da perfuração de poços feitas em diversas localidades do município, também realizadas em seu benefício durante o período eleitoral. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ