MP recomenda que Jardim implemente políticas de proteção animal
A prefeitura deve ainda aprender animais em situação de abandono
Foto: Divulgação.
Regy Santos
10/10/25 15:39

O Ministério Público do Ceará recomendou, que a Prefeitura de Jardim crie e mantenha políticas públicas para a proteção de animais vítimas de acidentes, maus-tratos, abandono ou em situação de rua. A Promotoria orientou que, em 120 dias, a gestão municipal elabore projeto para criar canil, gatil e estabelecimentos similares para abrigar animais abandonados e em situação de risco, com equipe técnica própria. A recomendação foi expedida após recorrentes denúncias de animais de grande e pequeno porte soltos em vias públicas.

A Prefeitura deve, ainda, apreender animais encontrados em situação de abandono nas vias públicas usando técnicas que não causem sofrimento ou maus-tratos, com posterior encaminhamento para o abrigo público mais próximo. Os animais apreendidos devem ser, ainda, submetidos à castração e à consulta por médico veterinário. 

No documento, a Promotoria também orienta sobre as responsabilidades dos tutores, buscando evitar eventuais negligências que possam acarretar contravenção penal ou crime. Por fim, na recomendação, o MP pede que sejam executadas ações de conscientização para alertar a população que maus-tratos e abandono de animais é crime, bem como sejam fomentadas iniciativas para promover a adoção responsável de animais abandonados na cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE