MP recebe denúncia de compra de votos em Santana do Cariri
01/10/24 0:00

O candidato da oposição em Santana do Cariri, Pedro de Gerson (MDB), está sendo acusado de compra de votos. A denúncia tem como base um vídeo que circula nas redes sociais, onde duas pessoas aparecem contando uma grande quantia em dinheiro. Em outro vídeo, uma mulher que aparece ao lado de Pedro de Gerson em uma foto, admite ter recebido o dinheiro, mas garante não ter fechado compromisso eleitoral com o candidato emedebista e, por isso, estaria devolvendo o dinheiro. Pedro de Gerson não se manifestou diretamente sobre a denúncia. Mas, divulgou nota relatando “agressões” nas redes sociais, que buscam “desestabilizar” sua “imagem e integridade”. O Ministério Público recebeu a denúncia e sinalizou que a investigação será aberta para apurar a veracidade dos fatos.

MP quer tirar prefeita de Jati da disputa

O Ministério Público Eleitoral apurou denúncia de assédio eleitoral e coação a eleitor em Jati. A denúncia cita a prefeita Monica Mariano e os vereadores Valma e Barreto, candidatos à reeleição. Monica, junto com os vereadores, teria ameaçado uma eleitora de exclusão dos serviços médicos do município, caso votasse contra sua reeleição. O resultado é uma ação movida pelo Ministério Público, onde os promotores pedem a cassação do registro das candidaturas e decretação de inelegibilidade dos três políticos, por oito anos. A prefeita Mônica e os vereadores não se manifestaram oficialmente sobre as acusações, nem sobre a ação do Ministério Público. A ação será recebida pela Justiça Eleitoral.

Gestão do PT em Abaiara é criticada

O pragmatismo proposto pelo deputado federal José Guimarães (PT) no Ceará começa a dar seus frutos. Articulador para a filiação do prefeito de Abaiara, Afonso Tavares (PT), Guimarães agora chama o gestor de traidor. O rompimento iniciou quando Afonso prometeu e não votou em Guimarães em 2022. E o troco veio este ano, quando Guimarães não aceitou a indicação de Afonso para sucessão e apostou na ascensão do vice-prefeito Ângelo Furtado, o Angin (PT). No sábado (28), Guimarães gravou um vídeo afirmando que Abaiara anseia por mudança; ou seja, sai da gestão do PT para outra gestão do PT. Em Abaiara, o PT é contra um prefeito do PT. Como diz o próprio Guimarães: durma-se com um barulho desses.

Oposição unida para derrotar o prefeito em Araripe

Repercute no Cariri a decisão do candidato do PSB a prefeito de Araripe, Rodrigo Modesto, que desistiu da disputa e declarou apoio ao candidato do PT, Zé Gordinho. A decisão causou surpresa na população e na classe política. Modesto tinha como principal apoiador o ex-prefeito Humberto Germano, que já afirmou várias vezes que não subiria no palanque petista sob hipótese alguma. No mesmo dia, Modesto e Germano divulgaram foto com Zé Gordinho e o ex-prefeito Giovane Guedes, principal líder petista e principal adversário de Germano nas últimas disputas municipais. Modesto afirmou que a decisão foi para fortalecer um projeto comum, ou seja, evitar a reeleição de Cícero de Deus (MDB). São os fins justificando os meios.

Enquanto isso...

O prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), está sendo acusado de agressão física, ao filho da candidata Ana Késia (PSB). A denúncia é do próprio agredido, Sávio Soares, que fez um Boletim de Ocorrência (BO).

Sávio foi às redes sociais: “Eu estava na rua do prefeito, dentro de um carro parado, ele desceu e acabou rasgando a minha camisa”. Sávio avaliou a atitude como “mais uma medida desesperada”.

Em Salitre, o juiz Daniel Alves julgou improcedente a ação de investigação judicial contra o prefeito de Salitre, Dodó de Neoclides (PSB). A denúncia é de promoção pessoal nas redes sociais institucionais da prefeitura.

O juiz considerou “não haver situação de flagrante enaltecimento pessoal”, não havendo a imputação de abuso de poder político. A defesa argumentou que as postagens foram feitas por um servidor da prefeitura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ