MP mira em ‘rachadinha’ em Nova Olinda
24/09/24 0:00

Uma operação do Ministério Público do Estado e Polícia Civil, no dia 17, sacudiu o cenário político de Nova Olinda. Além de cumprir mandados de busca e apreensão, a operação prendeu, preventivamente, Willian Luxo, coordenador da campanha do petista Léo Brito, candidato do prefeito Ítalo Brito (PT). Willian é ex-secretário de Cultura do Município e foi denunciado por prática de ‘rachadinha’, a partir dos depoimentos de servidores, que confirmaram o crime contra a administração pública, entre os anos de 2021 e 2023. Willian pediu exoneração em junho, quando foi aberto o inquérito que investiga o caso. Para a operação, o promotor Ariel Alves de Freitas considerou a “necessidade de maiores diligências inquisitoriais, observadas a partir das oitivas já realizadas e documentos apresentados.” Até o momento, não há indícios de envolvimento do prefeito ou outros secretários da gestão. O prefeito Ítalo Brito disse que está à disposição e que vai colaborar com a investigação. 

Prefeito de Salitre na berlinda

O prefeito de Salitre, Dodó de Neoclides (PSB), candidato à reeleição, está em situação muito difícil perante a Justiça Eleitoral. Dodó é acusado de usar as redes sociais oficiais da Prefeitura para promoção pessoal. Depois da decisão de primeira instância, reconhecendo a prática, Dodó recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral em Fortaleza, mas teve o Mandado de Segurança negado pelo desembargador Daniel Carvalho Carneiro. Dodó garante que a publicação não teve sua participação e apontou um servidor como responsável pelas publicações. Não adiantou, Dodó perdeu nas duas instâncias. O grupo oposicionista, que fez a denúncia, aposta que Dodó terá o registro da candidatura cassado. Será?

Tem voto trocado por cocaína em Altaneira?

O prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), pode ter trazido para si um problema: ou revelou um grande esquema de tráfico de drogas na eleição ou será processado por abuso e mentira. Sem uma acusação formal, o prefeito disse, em discurso no sábado (21), que eleitores viciados estariam trocando o voto por 10 gramas de cocaína. O prefeito acusa a oposição de comprar os votos. O problema da acusação, além de não ter sido feita formalmente, é que Dariomar não apresentou provas ao acusar eleitores e a oposição. O vídeo com o discurso está a caminho das autoridades policiais. Na oposição, uma certeza: Dariomar terá que provar. 

Campanha de bate-boca em Araripe

A oposição em Araripe parece fazer uma disputa paralela na eleição. O candidato Rodrigo Modesto (PSB) e o ex-prefeito Giovani Guedes (PT), principal apoiador do petista Zé Gordinho, se enfrentam nas redes sociais, num bate-boca que fala de tudo, menos de propostas para o Município. Guedes atacou Rodrigo, insinuando que ele sairia pequeno desta eleição. Por sua vez, Rodrigo respondeu que o ex-prefeito tenta desviar a atenção para a repercussão negativa das suas contas de gestão, desaprovadas pela Câmara. Rodrigo disse, ainda, que Giovane tenta polemizar a disputa, apenas para ser lembrado. A verdade é que, quem agradece a divisão e o bate-boca é o prefeito Cícero de Deus (MDB), candidato à reeleição.

Enquanto isso...

Ainda em Araripe, a Justiça autorizou, no dia 19, a apreensão do celular do pastor Cícero Nunes, que aparece nas redes sociais cometendo crime eleitoral. A denúncia é do prefeito Cicero de Deus (MDB).

Em um vídeo, o pastor Cicinho, como é conhecido, aparece agradecendo ao candidato do PT, Zé Gordinho, pelas cerâmicas da igreja. E mais, pede que os membros da igreja votem no candidato a prefeito. Se complicou!

Em Missão Velha, a polêmica é sobre a permanência do candidato do MDB, Diego Feitosa, na disputa. Nas redes sociais, o prefeito Dr. Lorin, candidato à reeleição, garante que, se ganhar, o adversário não assume.

Dr. Lorin apresentou um parecer do Tribunal de Contas desaprovando as contas do ex-prefeito Diego. O problema é que para ficar inelegível, a desaprovação precisa ser confirmada pela Câmara, o que não aconteceu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ