MP investiga novas denúncias de corrupção na Câmara de Juazeiro
MPCE está de posse de documentos e registros de sessão da Câmara
Imagem: Josimar Segundo
Jornal do Cariri
12/12/23 0:00

O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Capitão Vieira Neto (PTB), entregou ao Ministério Público do Estado (MPCE), nesta segunda-feira (11), áudios e vídeo registrados durante sessão legislativa, onde os vereadores Rafael Cearense (Podemos) e Ivanildo Rosendo (DC) trocaram acusações sobre a venda de votos para eleição da Mesa Diretora e uma proposta de mensalinho para apoio ao Poder Executivo.

A sessão palco do bate-boca foi presidida pelo 1º vice-presidente, Raimundo Júnior (MDB). Um projeto, apresentado pelo vereador Rafael Cearense, para a doação de uma área à associação de desportistas de Juazeiro, motivou o imbróglio. Ivanildo Rosendo é o relator da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que avalia o projeto e foi criticada por não apresentar relatório para votação no Plenário.

Ivanildo acusou Rafael de oferecer R$ 250 mil para que votasse no vereador Beto Primo, então candidato à presidência da Mesa Diretora. “Vereador corrupto não merece estar ocupando esta cadeira”, disse. E completou: “Quero ser o primeiro vereador a votar pela cassação de qualquer vereador corrupto”.

Ivanildo desafiou Rafael a comparecer ao Ministério Público, para apresentarem as provas. “Eu tenho documentos aqui e vou encaminhar para a Procap, Polícia Civil, Polícia Federal... Não estou aqui com medo vereador, mas o senhor não devia ter mexido comigo,” ameaçou Ivanildo.

Rafael respondeu avaliando que é fácil acusar e desafiou que o vereador Ivanildo mostrasse as provas, que assinaria a denúncia. E disse que as dificuldades que os parlamentares encontram na CCJ é financeira, e que quem se ofereceu para vender o voto na eleição para a presidência da Casa foi Ivanildo, inclusive, oferecendo outros potenciais votos.

O vereador do Podemos garante que a proposta feita por Ivanildo está registrada em mensagem no telefone do vereador Beto Primo. Ressaltou, ainda, que na mesma época, Ivanildo fez proposta de um mensalinho de R$ 15 mil para fazer parte da base do prefeito Glêdson Bezerra na Câmara. Rafael garante que a proposta jamais chegou ao prefeito. O vereador Beto Primo não se manifestou sobre as acusações ou sua participação em possível esquema de propina na eleição para presidente.

Na sexta-feira (8), Capitão Vieira Neto determinou a formação do Conselho de Ética para apurar possível quebra de decoro parlamentar. Segundo o Ato Legislativo (003/2023), as representações serão feitas de ofício e de forma individual, para apurar cada acusação. Se comprovadas, os vereadores podem enfrentar processos de cassação dos mandatos. “Não vamos medir esforços para que todos os procedimentos e esclarecimentos sejam feitos. Como presidente, temos o dever de defender o papel institucional da Câmara de Vereadores”, pontuou o presidente Vieira Neto.

........................................................

SECUNDÁRIA

Fernando Santana articula debate sobre Porto Seco

Uma audiência pública debateu, nesta segunda-feira (11), a implantação de um Porto Seco na cidade de Missão Velha, região do Cariri. A iniciativa é do deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Fernando Santana (PT), que aprovou requerimento propondo o debate entre a população e lideranças políticas.

O evento teve a presença do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa. O convite foi feito pelo presidente da Alece, Evandro Leitão, e o presidente da Comissão de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Comercio, Firmo Camurça.

Nas redes sociais, Fernando Santana destacou a importância de se debater sobre a possibilidade da implantação do Porto Seco no Cariri e observou que o momento é de “ouvir a população, lideranças políticas e mostrar a união de todos nesta demanda que gera desenvolvimento, emprego e renda”.

O diretor de Negócios da Adece, Rafael Branco, avaliou o momento como primordial para avançar com a política de desenvolvimento para a região. Para Rafael, o Porto Seco ajudará na atração de empresas para a região, favorecendo toda a cadeia produtiva e comercial, em especial de Missão Velha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE