Motocicleta é o meio mais usado para ir ao trabalho
Quatro em cada 10 trabalhadores usam moto para ir ao trabalho
Foto: Jornal do Cariri
Robson Roque
22/10/25 15:00

Mais de 117 mil trabalhadores do Cariri usam a motocicleta como principal meio de transporte para ir ao trabalho, o que representa 42% das pessoas que se deslocam diariamente na região. Segundo dados do Censo 2022, 26% vão a pé até o posto de emprego e 17% seguem de automóvel para o local de trabalho.

Em cinco municípios, caminhar ainda é o modo mais comum de chegar ao trabalho: Altaneira, Farias Brito, Jati, Santana do Cariri e Tarrafas. Nas demais 24 cidades, a motocicleta lidera como meio de transporte predominante. Em Juazeiro do Norte, maior cidade da região, 43% dos trabalhadores usam moto; em Barbalha, o percentual é de 38%; e no Crato, de 36%.

Os dados ainda revelam uma baixa adesão ao transporte coletivo, especialmente o VLT do Cariri, usado por menos de 300 pessoas no Crajubar. Para o analista do IBGE, Raphael Rocha, o levantamento mostra uma forte dependência do transporte individual no Nordeste. “O transporte individual foi aquele com maior percentual, enquanto os transportes coletivos apresentaram os menores percentuais”, explica.

Rocha destaca que os dados do censo ajudam a compreender os padrões de mobilidade, o que pode auxiliar governos municipais a planejar políticas públicas adequadas à realidade local. “Isso qualifica muito mais o debate sobre a mobilidade nas cidades, o que é muito importante para a qualidade de vida e para políticas públicas”, conclui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE