Jornal do Cariri
Mostra Sesc reúne cerca de 100 grupos em programação
Artistas da programação são do Ceará
Grupos de tradição também participam da programação. Foto: Sesc
Joaquim Júnior
03/11/20 11:00

Considerado um dos eventos culturais mais consolidados do Nordeste, a Mostra Sesc de Culturas chega à 22a edição em 2020. Diferentemente das anteriores, a atual ocorre de forma 100% remota, devido às orientações de distanciamento social por conta da pandemia de covid-19. Até o próximo domingo (08), cerca de 100 grupos integram a programação, que engloba linguagens como teatro, dança, circo, literatura e audiovisual, em ações que vão de bate-papos e exposições a shows musicais.

Sérgio Magalhães, supervisor de Cultura do Sesc Juazeiro, conta que, inicialmente, a Mostra agregava grupos de teatro da região. “Com o passar do tempo, foi agregando outras linguagens ao festival. E aí está como a gente conhece hoje: uma programação bastante diversificada, que valoriza e fomenta a cultura e a economia do Cariri, fazendo movimentar esse caldeirão dinâmico que existe aqui na nossa região”, explica, ao citar que, desde março, com o início do período de isolamento social, o Sesc realiza programação on-line. Entre março e setembro foram realizadas mais de 930 ações online, reunindo público superior a 488 mil pessoas.

“A proposta para este ano de 2020 é justamente levar programação a partir das

plataformas virtuais”, conta Sérgio, ao destacar que o público pode conferir a programação a partir do canal do Sesc, no YouTube, e no perfil oficial da Mostra, no Instagram. Além disso, um aplicativo está disponível para download com as datas e horários das ações. Enquanto a abertura contou com a presença de Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis, Nonato Lima e Waldonys, o encerramento será sob o comando dos cearenses Edmar Gonçalves e Bruna Ene, além da cantora Solange Almeida.

Os grupos de tradição, que normalmente integram cortejo, participarão da edição por meio de vídeos gravados especialmente para a Mostra. Neles, serão exibidas a trajetória, as particularidades e a memória dos Mestres da Cultura. Um dos destaques da programação é a visita virtual em 360º graus aos Museus Orgânicos, iniciativa do Sesc que estabelece vínculo entre o legado histórico do saber dos mestres da cultura e as moradas deles. A parceria entre o Sesc Ceará e a Fundação Casa Grande realiza programação voltada a discutir o processo de candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, com a participação de especialistas no assunto.

Como lembra Sérgio, através das doações feitas por QR Code, as pessoas poderão contribuir com entidades

cearenses que serão beneficiadas com o recebimento de itens de alimentação. “As pessoas vão poder ajudar as milhares de instituições espalhadas pelo Ceará que o Sesc, a partir do Mesa Brasil, atende. Então é só conferir, ficar ligado na nossa programação, prestigiar e participar”, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ